Publicidade Continue a leitura a seguir

Há provas de vinhos e piqueniques no novo Centro de Visitas da Quinta da Fonte Souto

Os passeios pela propriedade de 207 hectares são uma das experiências oferecidas pelo Centro de Visitas da Quinta da Fonte Souto, em Portalegre. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Visitas guiadas, provas de vinhos, passeios, degustação de petiscos e piqueniques são as experiências oferecidas pelo Centro de Visitas, que abre hoje ao público, na Quinta da Fonte Souto, em Portalegre. Esta abertura chega quatro anos depois da Symington Family Estate, presente no Douro desde 1882, ter apresentado o projeto da quinta, no Alto Alentejo.

Inserida na área do Parque Natural da Serra de São Mamede, a Quinta da Fonte Souto “vai proporcionar aos visitantes do novo Centro de Enoturismo uma experiência plena de comunhão com a natureza e com a paisagem típica do Alto Alentejo. No novo Centro de Visitas será possível ficar a conhecer mais sobre a propriedade e a sua história, assim como sobre a família Symington. Os visitantes vão ter oportunidade de descobrir particularidades sobre a sub-região de Portalegre, preservação do território e da natureza, o cuidado com as vinhas e ainda compreender o processo de vinificação e produção a partir da data da vindima. No armazém, será explicado o processo de estágio, o tipo de barricas utilizado e a evolução do vinho”, faz saber o comunicado.

Quanto a provas de vinhos, o Centro de Visitas apresenta duas sugestões: a Prova Clássica (15 euros), que dá a conhecer três vinhos, e a Prova Premium (25 euros), com seis referências. Os visitantes têm ainda disponível uma carta de vinhos a copo, na qual se inclui o recentemente lançado Rosé 2020 – o primeiro da propriedade, e da Symington –, que podem ser acompanhados com petiscos, como tábua de queijos ou enchidos, azeitonas ou amêndoas torradas.

Os passeios pela propriedade de 207 hectares estão cingidos, para já, a um percurso pré-definido, mas mais dois se juntarão a ele, em breve. O percurso permite observar as vinhas, de onde se destacam castas como Arinto, Verdelho, Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet ou Syrah, e também plantações de castanheiros e cerejeiras. Para encerra a experiência, a Quinta da Fonte Souto recomenda o piquenique com produtos regionais (40 euros), que inclui pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, paio do cachaço de porco preto, azeitonas, broas de bolota, fruta da época, água e uma garrafa de Florão Branco. O piquenique está pensado para duas pessoas, sendo possível adicionar um menu extra de criança, por 12 euros, e deve ser pedido com 48 horas de antecedência.

O Centro de Visitas da Quinta da Fonte Souto pode ser visitado todos os dias da semana, das 10h às 19h. Nesta primeira fase do projeto, as experiências do enoturismo estarão disponíveis até 31 de outubro, regressando depois na primavera de 2022. Aconselha-se a reserva antecipada das experiências através de contacto telefónico (910 104 292) ou por e-mail (reservas@fontesouto.com).