Há novos cursos e oficinas sobre cultura asiática no Museu do Oriente

A cultura da China e do Japão dá-se a conhecer no Museu do Oriente, em Lisboa. (Fotografia: DR)
Da China ao Japão, as línguas e culturas da Ásia dão-se a conhecer ao público em geral nos novos cursos e oficinas do Museu do Oriente, em Lisboa. As datas prolongam-se até ao mês de junho.

“Uma viagem pelas culturas da China e do Japão e uma oportunidade para aprender ambas as línguas” é o que prometem os novos cursos e oficinas ministrados pelo Museu do Oriente, em Alcântara, Lisboa. No corrente mês de fevereiro, o museu desafia os mais pequenos a estudar mandarim, enquanto os adultos podem aprender algumas expressões em japonês, “úteis em situações profissionais ou de turismo”, lê-se em comunicado.

O novo curso “Aprender Mandarim de pequenino” é dedicado a crianças dos seis aos dez anos e desafia-os não só a aprender aquele idioma, como também sobre a cultura chinesa, as suas expressões e caraterísticas diferenciadoras. Está dividido em quatro módulos, que começaram a 1 de fevereiro, e integra, “de forma lúdica”, visitas ao museu, jogos, vídeos, músicas chinesas, livros e aplicações de aprendizagem, que permitirão “desenvolver vocabulário ligado ao quotidiano, como números, cores, e membros da família”; e praticar um diálogo por meio de dramatizações e escrita criativa.

(Fotografia: DR)

Já a sessão única “Japonês para Viajantes” destina-se a todos os curiosos pela língua ou interessados em viajar até ao Japão. Aprender “japonês básico e prático, útil para quem viaja em lazer ou em trabalho”, é uma das vantagens, assim como saber falar sobre números, frases úteis e diferentes tipos de escrita. Quem for viajar em breve ao Japão pode também inteirar-se acerca das “regras de etiqueta em situações empresariais ou profissionais, bem como manter conversações em restaurantes ou espaços comerciais”.

O curso “Mandarim e Cultura Chinesa para Crianças” decorre a 1 e 15 de fevereiro, e nos dias 15, 22 e 29 de março, 5 de abril, 10, 24 e 31 de maio e 7 de junho. O horário é das 10h às 11h15 e o público alvo dos seis aos dez anos. Devem participar, no mínimo, seis pessoas, e no máximo 12. O valor é de 45 euros/mês ou 195 euros/dez aulas. Segundo o museu, “é possível frequentar um módulo ou todos, e é permitida a entrada de novos alunos nos módulos 2 e 3”.

Já a sessão “Japonês para Viajantes” decorre a 11 de fevereiro, das 15h às 17h e tem como alvo maiores de 16 anos (idade indicativa). Estará disponível a, no máximo, 15 participantes, pelo valor de 25 cada um.



Ler mais







Send this to friend