Há 30 quilómetros de percursos pedestres para conhecer em Poiares

Um dos cenários do percurso da Ribeira de Poiares. Fotografia: DR
O concelho de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, tem três novos percursos pedestres: Viver o Alva, Ribeira de Poiares e Serra do Carvalho. No total, são cerca de 30 quilómetros recheados de belas paisagens, envolvendo aldeias, pontes e cascatas.

O percurso da Ribeira de Poiares apresenta duas variantes: um trilho principal, com 7,6 quilómetros, e uma versão aumentada, com 11,1 quilómetros. Os pontos de partida e chegada são o Jardim de Homenagem ao Poiarense e o Louredo Natura Parque, respetivamente. Pelo meio ficam a Ponte Romana, o Moinho da Rosa, o Lagar Fundeiro, a Cascata da Ervideira e o Rio Mondego.

Já o percurso da Serra do Carvalho, com 9,5 quilómetros, tem como pontos de partida e chegada o Louredo Natura Parque e o Cruzeiro do Carvalho, com passagem por aldeias como Terreiros ou Soutelo.

Finalmente, o percurso Viver o Alva, apresenta uma extensão de 7,9 quilómetros, com início na Barragem das Fronhas e término na Ponte de Mucela. Está integrado na Grande Rota do Alva e tem este rio como pano de fundo.

A água é um elemento-chave no percurso da Ribeira de Poiares.
Fotografia: DR

Os novos trilhos reforçam a oferta turística e desportiva do concelho de Vila Nova de Poiares, que já disponibilizava, entre outras atividades, descidas dos rios Alva e Mondego, escalada, BTT ou parapente, BTT, observou o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

Os mapas dos percursos pedestres e demais informações técnicas sobre estas e outras atividades de lazer podem ser consultados aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend