Publicidade Continue a leitura a seguir

Guimarães recebe a primavera com festa no domingo

As mais de 30 atividades da Festa da Primavera acontecem na Horta Pedagógica de Guimarães. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A alimentação saudável e sustentável é o tema principal desta edição da Festa da Primavera, que se realiza na Horta Pedagógica de Guimarães. Com o objetivo de alertar para o problema do desperdício alimentar e de sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada, a festa apresenta uma programação que contempla mais de 30 atividades focadas nessas temáticas.

Um dos destaques desta mostra é a casa construída no âmbito do certame, que integra o holograma 360.come no seu interior, bem como um workshop de iniciação à fotografia de vida selvagem, que vai ser realizado na manhã do dia 26. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 24.

No espaço “Mercadinho” podem ser adquiridos produtos locais e biológicos, ao passo que na zona do “Piquenique” se encontram várias rulotes com opções que vão desde crepes a pizas confecionas num forno solar. O programa conta ainda com atividades como um concurso gastronómico, conduzido pelo chef Tiago Silva, showcookings do chef António Loureiro e da equipa do restaurante Cor de Tangerina e a confeção de uma sopa comunitária.

O dia vai ser marcado por muita música, destacando-se o concerto da Nina Toc Toc, às 17 horas. O espetáculo está pensado para sensibilizar as crianças para assuntos como a reciclagem e a amizade. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, entre 15 a 25 euros. Ainda a pensar nos mais pequenos, ao longo do dia, vai haver atividades didáticas a decorrer na Horta Pedagógica, como o jogo da glória da alimentação, pinturas faciais e o conto na manta, dinamizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão.

A Festa da Primavera é organizada anualmente pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães. Para esta edição, conta também com a parceria da Tempo Livre. A entrada é gratuita e o programa completo pode ser consultado aqui.

Inicialmente marcada para os dias 25 e 26 de março, a Festa da Primavera vai acontecer apenas no dia 26, devido às condições meteorológicas previstas para este fim de semana.