Gozar setembro na cidade: sugestões em Aveiro e Coimbra

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra. Fotografia de Maria João Gala/GI
Banhos salgados e de lama, visitas a um mosteiro com 700 anos de história, pratos de peixe e marisco frescos e gelados portugueses à moda italiana. Eis uma amostra do muito que há para fazer, em setembro, entre Aveiro e Coimbra.

Aveiro

Banhos salgados e massagens

Fotografia: Maria João Gala/GI

Há muito para fazer na Cale do Oiro – Salinário, fruto de um projeto de requalificação das marinhas Grã Caravela e Peijota. Visitar uma marinha, tomar banhos de sal e lamas num “flutuário”, receber massagens e comprar produtos criados com matérias-primas dali são algumas delas. Nem falta uma esplanada com bebidas e snacks.

Peixe, marisco e selfies

Fotografia: Maria João Gala/GI

O Cais do Pescado, restaurante sofisticado, com vertente de cervejaria, põe todos os dias peixe e mariscos frescos na grelha. Vale a pena provar as sobremesas da chef pasteleira Joana Castela antes de sair para o canal dos Botirões, com as suas casas airosas e coloridas, cenário de eleição para tirar fotografias.

Restaurante e pista de dança num só edifício

Fotografia: Maria João Gala/GI

Américo Pessoa juntou restaurante, bar e discoteca num só edifício, com vista para a ria e para as salinas. O Forneria 1870, enriquecido com terraço, investe no forno a lenha. Há desde pizas até carnes, peixe e marisco. Os outros espaços da casa reabrem, no dia 21 de setembro, com novidades: o Jardim Salgado passa a ser bar de música alternativa, focado nos cocktails exóticos; e a discoteca Sal continua a assegurar que ninguém vai cedo para casa.

Coimbra

Um terraço novo na Baixa

O rooftop do restaurante Carmina de Matos, na Baixa de Coimbra.
Fotografia: Maria João Gala/GI

Petiscos e cocktails num terraço também ele apetecível, com vista para a Praça 8 de maio e a Igreja de Santa Cruz, na Baixa. Eis a receita para um fim de tarde ou noite bem passados, no topo do edifício onde funciona o restaurante Carmina de Matos. Esta casa de cozinha tradicional, fundada em 1938, reabriu em março, com ar moderno e oferta renovada.

Gelados portugueses à moda italiana

Os gelados portugueses à moda italiana da gelataria Così.
Fotografia: Maria João Gala/GI

A gelataria Così chegou ao Quebra Costas em maio, pela mão de dois engenheiros que se tornaram mestres gelateiros após receberem formação em Itália. Os gelados e sorvetes artesanais são feitos ao estilo italiano, mas com produtos portugueses e de época. Há cerca de 20 sabores diferentes, e muitos deles são vegan.

Teatro e ações de restauro no mosteiro

O claustro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.
Fotografia: Maria João Gala/GI

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi resgatado às águas do Mondego e devolvido ao público, há dez anos, com centro interpretativo, cafetaria e atividades diversas. Nos domingos de setembro, acolhe a peça “Inês de Portugal”, pelo grupo de teatro Fatias de Cá (custo: 33,33 euros, jantar incluído). E nos dias 27, 28 e 29 é palco de ações de conservação e restauro de azulejos, visitas guiadas, oficinas para crianças e outras iniciativas gratuitas, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Das salinas aos flamingos: 4 segredos em Aveiro
Petiscos, comida típica e um terraço com vista para Coimbra
Coimbra: Lena criou um “Portugal dos Pequenitos dos sabores&#8221

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend