Garden Experiences, 12 roteiros pelos jardins históricos de Portugal

O Jardim Botânico do Porto é um dos pontos de visita das Garden Experiences. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
A Associação Portuguesa de Jardins Históricos acaba de lançar as Garden Experiences, um conjunto de 12 pacotes turísticos que levam a conhecer alguns dos mais belos jardins do Norte e Centro de Portugal. Às visitas juntam-se experiências gastronómicas, provas de vinhos, passeios de barco e até alojamento.

Passear entre árvores seculares, lagos e grutas, provar vinhos e produtos regionais, fazer um passeio de barco e até dormir numa casa senhorial rodeada de vinhas. Estas são algumas das experiências reunidas em 12 novos roteiros turísticos promovidos pela Associação Portuguesa de Jardins Históricos (AJH).

As Garden Experiences levam a conhecer alguns dos mais emblemáticos jardins do Norte e Centro do país, na sua maioria privados. Parque das Pedras Salgadas, a Mata de Vale Abraão, o Jardim Botânico do Porto, a Quinta da Aveleda, a Mata do Bussaco, a Quinta da Ínsua, a Casa de Mateus, a Casa de Juste, a Quinta dos Curvos e a Quinta das Lágrimas são alguns dos 29 jardins históricos, localizados entre Vidago e Coimbra, que podem ser visitados com estas novas rotas.

Casa da Ínsua (Fotografia: DR)

Os pacotes, de um ou dois dias, oferecem experiências variadas, e foram desenhados de forma a complementar as visitas guiadas aos jardins com outras atividades culturais e gastronómicas, e em alguns casos, alojamento. “Os packs foram concebidos de forma diversificada, com durações diferentes, em modo flexível pois fica ao critério do visitante adicionar mais tempo ou mais lugares à sua experiência”, realça Teresa Andresen, presidente da AJH.


Viagens pelos segredos dos jardins


 

A iniciativa, que procura apoiar a conservação destes jardins históricos e valorizá-los como produto turístico, foi pensada para dar resposta a uma tendência de procura de espaços ao ar livre, evidenciada pela situação pandémica. “A ideia surge associada aos longos períodos de encerramento que estes lugares viveram com a pandemia e agora pretende-se oferecer uma experiência de proximidade, mais intimista, com mais tempo, orientada para pequenos grupos num tempo em que mais do que nunca compreendemos a necessidade de nos ligar e nos reconciliar com a natureza”, esclarece a responsável pela Associação.

A intenção é que no futuro a iniciativa seja alargada a todo o território nacional.

Estes roteiros turísticos são disponibilizados por dois parceiros da AJH, as agências de viagens Clubtour e Traveltailors, pelo que o visitante pode consultar informações detalhadas sobre cada pacote e fazer reserva nos respetivos sites.

Além disso, no site da AJH encontra-se uma lista com mais de 800 jardins e 12 rotas turísticas distribuídas pelo país, assim como um simulador de viagem, disponível também na aplicação móvel, para quem quiser partir à descoberta deste património ao seu próprio ritmo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend