Fumeiro, lampreia e Queijo da Serra: 10 feiras gastronómicas para visitar em março

Durante o mês de março vão decorrer dezenas de feiras e festivais gastronómicos. Conheça 10 sugestões. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
De Norte a Sul, durante o mês de março acontecem dezenas de iniciativas ligadas à gastronomia regional. Feiras de fumeiro e de queijos, festivais dedicados aos sabores do mar, do rio e da terra. Conheça 10 eventos que vão dar mais sabor ao próximo mês.

1 | 29º Festival do Sável e da Lampreia – Gondomar

Arranca este sábado, 29 de fevereiro, o 29º Festival do Sável e da Lampreia. Até 29 de março, pratos como a açorda de mílharas, o sável frito ou em escabeche, a lampreia em arroz ou à bordalesa, entre outras receitas tradicionais vão estar em destaque nas ementas de 20 restaurantes do concelho. Consulte a lista aqui.

Lampreia (Fotografia: DR)

 

2 | 21º Março com Sabores do Mar – Esposende

A 21ª edição do Março com Sabores do Mar começa esta sexta-feira com o fim de semana gastronómico da lampreia, onde não vão faltar as típicas Clarinhas de Fão e Vinhos Verdes do concelho. Ao todo, participam no festival 39 restaurantes, 21 pastelarias e dois produtores de vinhos, entre outros parceiros, num programa que se estende durante todo o mês e inclui oficinas de cozinha, exposições, e até um concurso de cozinha popular, o “Peixe com Todos” (22 de março). A competição é aberta a todos os residentes do concelho, particulares, com o objetivo de promover da gastronomia ligada ao peixe e ao marisco local.

 

3 | 4.ª Quinzena Gastronómica do Porco – Arronches

O município de Arronches, em Portalegre, volta a celebrar a gastronomia regional com a 4ª edição da Quinzena do Porco, de 28 de fevereiro a 8 de março. Miolada de porco com carne de porco ibérico grelhada, lombo de porco com camarão no tacho, línguas estufadas, pezinhos de coentrada, carne de porco à alentejana, bochecha estufada ou até ensopado de entrecosto são alguns dos pratos a figurar nas ementas dos 12 restaurantes aderentes.

 

4 | Feira da Foda Monção

De 20 a 22 de março está de volta a Feira de Foda. A aldeia de Pias, em Monção, volta a ser o palco da festa, batizada em homenagem a uma das especialidade gastronómicas locais, a Foda à Monção, que é como quem diz cordeiro assado em forno a lenha. Além da degustação do prato típico, ao longo dos três dias de feira decorre ainda uma exposição de máquinas agrícolas e várias atuações de grupos folclóricos.

A Feira da Foda está de regresso a Monção

Foda à Monção (Fotografia: DR)

 

5 | XVII Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato – Trancoso

Queijos e enchidos, pão, doçaria regional, vinhos, mel, azeite, ainda artesanato local preenchem os expositores da XVII Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato da Trancoso. A iniciativa decorre este fim de semana (28 de fevereiro a 1 de março) e volta a abrir portas no fim de semana seguinte, dias 7 e 8 de março.

 

6 | 24º Mês da Enguia – Salvaterra de Magos

Até 31 de março, duas dezenas de restaurantes do concelho de Salvaterra de Magos põem em destaque nas ementas as suas melhores receitas de enguia, rainha do Tejo e da gastronomia regional. Enguias fritas e acompanhadas com arroz de feijão, em caldeirada ou ensopado são algumas das propostas. Paralelamente ao 24º Mês da Enguia decorre também a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, com uma centena de expositores de diversas regiões do país

 

7 | Mês do Sável – Vila Franca de Xira

Em Vila Franca de Xira é outro peixe do rio Tejo que faz as honras à mesa durante todo o mês de março. O sável chega à ementa de 20 restaurantes do concelho, na sua confeção mais tradicional – frito com açorda de ovas – e em propostas mais criativas, como o sável frito com risoto de ovas ou a cabidela de sável. Conheça a lista de restaurantes aderentes aqui.

Sável frito com açorda de ovas (Fotografia: DR)

 

8 | XXI Feira da Alheira – Mirandela

Entre 6 a 8 de março, o Parque do Império, em Mirandela, é transformado num autêntico mercado onde a alheira é o centro das atenções. A feira conta com mais de 80 expositores, espaços de restauração e espetáculos musicais.

 

9 | 35ª Feira das Tasquinhas – Gastronomia, Artesanato e Doçaria – Rio Maior

A Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas a 6 de março e durante 10 dias dá a conhecer os saberes e sabores da culinária regional, acompanhados de muita animação. No Pavilhão Multiusos de Rio Maior estão representadas as 14 freguesias do concelho em mais de 20 tasquinhas típicas, onde são recriados pratos da gastronomia local, como o galo com nozes, os caracóis da horta, a chanfana serrana, a mão de vaca com grão e o tradicional bacalhau à Lapardão.

 

10 | Festa do Queijo Serra da Estrela – Oliveira do Hospital

Nos dias 14 e 15 de março decorre a mais uma edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. Como o nome deixa adivinhar, o rei da festa é o Queijo Serra da Estrela DOP, mas nos mais de 200 expositores há também espaço para outros produtos endógenos, como os enchidos, vinhos do Dão, mel e artesanato. O programa inclui ainda sessões de showcooking e concursos gastronómicos.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend