Fragas de São Simão: novos passadiços ligam aldeia de xisto a praia fluvial

Fragas de São Simão: novos passadiços ligam aldeia de xisto a praia fluvial
Passadiço das Fragas de São Simão. (Foto: CM Figueiró dos Vinhos)
Com dois quilómetros, os novos passadiços e miradouro das Fragas de São Simão fazem a ligação entre a aldeia de xisto Casal de S. Simão e sua praia fluvial, em plena Serra da Lousã.

Na Serra da Lousã, há um novo percurso pedonal de dois quilómetros para conhecer. Os novos passadiços das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, acabam de ser inaugurados, contam ainda com um miradouro panorâmico, com a requalificação do já existente Miradouro de S. Simão, e fazem a ligação entre Casal de São Simão, uma das aldeias de xisto portuguesas, e a praia fluvial da Ribeira de Alge.

O projeto, apoiado pelo programa Valorizar, visa revitalizar esta localidade da Zona Centro, “e permitiu naquela zona, já por si plena de riqueza natural, não só a valorização paisagística, mas também a sua valorização turística, potenciando a atratividade, tanto pelo reforço da oferta, como pelo incremento da notoriedade da região como destino turístico”, lê-se no site da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a norte do distrito de Leiria.

Os novos passadiços das Fragas de S. Simão. (Fotografias: CM Figueiró dos Vinhos)

São dois quilómetros de acesso pedonal, que liga aldeia e praia fluvial.

“O projeto vai conseguir segurar o turista, que vai poder, a partir do miradouro, percorrer todo o percurso, usufruir da aldeia, do restaurante e da praia fluvial”, notou em março à Lusa Jorge Abreu, presidente da câmara, sublinhando que a intervenção permite também melhorar a acessibilidade, tornando-se o miradouro como o principal local de estacionamento de carros.

O novo passadiço da zona Centro vai ser, no futuro, ampliado, uma vez que já se encontra em segunda fase a construção de mais um quilómetro de passadiços, com partida da Ermida de São Simão.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend