Figueiró dos Vinhos: vem aí uma festa das artes com entrada gratuita

Mohamed L'Ghacham , Fazunchar 2019. Fotografia: DR
O concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, recebe, a partir do próximo fim de semana, a segunda edição do Fazunchar, evento que combina uma variedade de expressões artísticas, em ligação estreita com a comunidade. O programa inclui concertos, filmes, pintura mural, workshops, conversas com artistas, visitas guiadas e outras atividades – todas gratuitas.

A festa das artes, que agora abrange três novas freguesias (Arega, Aguda e Campelo), decorre até 23 de agosto. Nesse último fim de semana, atuam artistas como Cassete Pirata e Surma – que promete um espetáculo diferente, fruto da participação numa das residências artísticas do Fazunchar, com Tamara Alves. Outras haverá, por exemplo, na área do desenho e da fotografia – a cargo de Frascis.co e Rute Ferraz, respetivamente. Na reta final do evento encontra-se espaço, ainda, para visitas guiadas e para a apresentação das intervenções realizadas ao longo da iniciativa.

Arte urbana em ponto cruz. Fazunchar 2019
Fotografia: DR

Entre os artistas que participam nesta segunda edição estão nomes internacionais, como Helen Bur (Reino Unido), Dimitris Taxis (Polónia), Doa Doa (Espanha), e também nacionais, caso de Adamastor ou The Caver. Mas o Fazunchar, promovido pelo município de Figueiró dos Vinhos, com organização e curadoria da Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística, também privilegia a interação com o território e a população residente. Daí a realização de ações comunitárias e de um piquenique.

Workshop do projeto Lata 65, Fazunchar 2019.
Fotografia: DR

O próprio nome, Fazunchar, tem raiz local: advém do laínte, um dialeto exclusivo dos comerciantes de têxteis, e significa “fazer”. Da edição de estreia, no ano passado, resultaram 47 obras: oito murais, nove pinturas de montras e 30 cartazes distribuídos por 18 lugares, com ilustrações alusivas ao imaginário do pintor José Malhoa.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend