Figueira de Castelo Rodrigo: um hotel para explorar a serra

Fotografia: Maria João Gala/GI
De aldeia desabitada, o Colmeal passou a ser o sítio de um hotel rural que quer mostrar o que de melhor tem a região da Beira Interior. Desde a gastronomia, aos vinhos, passando pelos encantos naturais.

Em finais de 2015, o Colmeal Countryside Hotel abriu portas, depois de quatro anos de obras que reabilitaram uma série de casas da antiga aldeia desabitada, com projeto do arquiteto Pedro Brígida. Afastada alguns quilómetros de Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda), à qual pertence, e encaixada numa encosta da serra da Marofa, a aldeia do Colmeal teve sempre o isolamento como uma das características principais.

Fotografia: Maria João Gala/GI

O Colmeal deixou de ter população em 1957, depois de uma ação de despejo que obrigou os habitantes a abandonarem o local, que na verdade era uma grande quinta de 1200 hectares e os seus habitantes rendeiros. Passou, depois, por várias fases, sempre despercebida devido ao isolamento e aos difíceis acessos.

«A quinta, que pertenceu à família de Pedro Álvares Cabral, foi comprada pelo meu avô, já sem rendeiros», explica João Leitão, atual proprietário e gestor do negócio. Nos anos 1970, funcionou como sítio de pastagem de ovelhas e cabras, para a produção de mel, de macieiras e oliveiras. O seu avô, Jerónimo, ficou com este bocado de terra e vendeu parte à Portucel (empresa de fabrico de papel). Por isso, nos anos 1980 foram plantados muitos eucaliptos.

O avô faleceu nos anos 1990 e dentro das partilhas, João e dois irmãos ficaram com este pedaço do Colmeal. «Para isto não se perder, era preciso cuidar o melhor possível. Restabelecemos exploração agrícola, plantámos vinha, e estamos a reconverter as plantações de eucalipto com carvalhos, azinheiras e sobreiros», espécies próprias da região da Beira Interior, explica.

Muitos dos produtos que agora saem da terra vão para a mesa do restaurante do hotel, que tem consultoria do chef Vítor Sobral. «Queremos valorizar os produtos locais, o que comemos também é cultura», defende António Andrês, diretor e supervisor operacional do hotel, que gosta de dar a conhecer aos hóspedes esta região que, entre o Douro e a serra da Estrela, tem carisma próprio.

Fotografia: Maria João Gala/GI

O hotel está maioritariamente instalado no recuperado Solar dos Cabrais, onde funciona a receção, o restaurante e 11 quartos. Na casa contígua à dos Cabrais – a Casa do Largo – está um apartamento T2 e suíte familiar com beliche. Já neste verão, estimam, estará pronta mais uma casa – a Casa da Arminda – com as mesmas valências que a do Largo.

Ficar hospedado no Colmeal significa acima de tudo estar longe da agitação urbana. E também serve como ponto de partida para se conhecer esta região rica em património e natureza que é a Beira Interior. A partir do hotel, há vários trilhos pedestres que se podem fazer para se conhecer a fundo a serra da Marofa. Basta um bom calçado e espírito de descoberta.

Cristo-Rei

Do hotel, facilmente se chega ao cimo da Serra da Marofa, onde está uma estátua do Cristo-Rei, de 1956, sendo a mais antiga do género no país. Está de braços abertos para o planalto, pontuado pelo monte onde se encontra a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

O planalto com carisma entre Douro e Serra da Estrela
10 aldeias da Beira Interior recheadas de histórias
Beira Interior: 6 espaços vínicos que vale a pena conhecer




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend