Festival de Marionetas anima Porto e Matosinhos

Bonecos de Sto Aleixo em "Auto da Criação do Mundo" (Fotografia de Paulo Nuno Silva)
O Festival Internacional de Marionetas do Porto 2021 – FIMP – começa esta sexta-feira, 15, e vai até 24 de outubro em vários locais no Porto e em Matosinhos. A programação inclui 21 espetáculos, 38 apresentações e envolve artistas de nove países.

“Ciências e Políticas da Matéria Animada – Perpétuos Efémeros” é o mote da edição deste ano do Festival Internacional de Marionetas do Porto 2021, que inclui espetáculos em diversas salas do Porto e de Matosinhos, entre os dias 15 e 24 de outubro. Segundo a organização, a programação abrange vários públicos e apela “a todos os gostos”.

Começa tudo esta sexta-feira com uma conferência-espetáculo de Johann Le Guilermm intitulada “Le Pas Grand Chose”, no Rivoli, às 19h30 (e amanhã às 19h). Sábado tem lugar no Teatro Campo Alegre, às 21h, um espetáculo da marionetista/encenadora Iris Meinhardt com o videasta Michael Krauss e o compositor Thorsten Meinhardt.

Nos destaques internacionais figura ainda a apresentação “Forecasting”, da dupla Giuseppe Chico e Barbara Matijevic, sobre o “o sincronismo entre os domínios do virtual e do real”, lê-se num comunicado do festival. O espetáculo tem duas récitas, dias 22 e 23 de outubro às 19h30 e às 11h, respetivamente.

Neste segundo momento de “Ciências e Políticas da Matéria Animada”, toda a programação aborda “uma certa ideia de perceção da passagem do tempo, de um presente a olhar para o futuro, com fascínio e ao mesmo tempo com receio, como acontece por exemplo com a ciência, a robótica ou a inteligência artificial”, diz Igor Gandra, diretor artístico do FIMP.

Em números, o festival cifra-se em 21 espetáculos (12 dos quais nacionais e nove internacionais), 38 apresentações, 48 pessoas de comitivas nacionais e 34 participantes internacionais, da Bélgica, França, Alemanha, EUA, Espanha, Itália, Croácia e Portugal.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend