Festival de marionetas anima Ovar com 18 espetáculos gratuitos

Uma das cenas do espetáculo "Robot", que integra a programação do FIMO. (Fotografia: DR)
A oitava edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) arranca na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, e dura até domingo. A programação inclui 18 espetáculos de companhias de nove países, de acesso gratuito, em vários espaços da cidade.

Entre as propostas dos três dias do Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) incluem-se as companhias portuguesas Marionetas Rui Sousa, Historioscópio, Universo Paralelo, Mãozorra e Contacto, assim como o artista Bruno Gama. A primeira dessas formações apresentará no FIMO teatro de robertos e uma criação sobre “Fios Mágicos” que sustentam desde músicos de rock até vampiros, enquanto a Historioscópio vai explorar numa “Caixa de nove lados” uma história desenrolada entre acessórios de costura, e a Universo Paralelo irá dedicar-se a “Uma caravela desconhecida”, retirando inspiração do “Conto da Ilha Desconhecida” escrito por José Saramago.

A companhia Mãozorra, por sua vez, vai recorrer a uma carrinha para levar o público numa “Viagem” por desejos íntimos que surgem em determinados momentos do quotidiano, sendo que a Contacto aplicará “Azul colorido” num enredo sobre a plantação de um jardim e Bruno Gama terá em cena um “Circo musical”. Entre as 11 companhias estrangeiras contam-se a espanhola La Fam, cujo espetáculo levará a circular pelas ruas de Ovar um “Aquiles” com mais de cinco metros de altura e quase 800 quilos. Também de Espanha estarão os coletivos Tiritantes e Fantoches Baj. O primeiro vai conduzir “Ulterior El Viaje”, um desfile sobre uma viagem ao futuro com máquinas do tempo, e o segundo encenará “Auga que non vas beber”, uma comédia musical com canções da tradição comum à Península Ibérica.

Por espaços como o parque urbano, o chamado Largo do Neptuno e a praça do tribunal vão ainda passar produções de outras seis companhias, entre as quais a polaca Theatre Marionbrand e a alemã Kabaré Púpala. Já os marionetistas do Brasil trarão a Ovar “Metamorfose”, em que o Grupo Ereoatá Teatro de Bonecos conta a história de um “senhor sertanejo vivendo as dificuldades da seca que assola o sertão”, e os de Itália chegam com “Mettici il cuore / Põe coração nisso”, com que a companhia Nina Theatre desvenda o conteúdo de uma mala e dá vida ao que lá encontra.

O Chile far-se-á representar com o Teatro Hugo & Inês, cujos marionetistas vão criar uma “Body Rhapsody / Rapsódia Corporal” ao transformarem partes do seu corpo em diferentes personagens, e a Argentina marcará presença com duas produções: o espetáculo “Psicorock”, em que a companhia Marionetas Viajeras recorre a personagens de corda reconhecíveis por toda a família, e a performance “La semilla / A semente”, em que a La Pajarera aborda riscos que se colocam a espécies em vias de extinção.

De serviço na edição de 2022 do FIMO estarão ainda os artistas suíços do coletivo Zoazola, cujo espetáculo “Robot” vai cruzar cenários do futuro com um campo de concentração e uma figura em cadeira de rodas, propondo assim uma “visão artística partilhada de um mundo intolerante e injusto”.

Os espetáculos do FIMO começam sempre entre as 09h30 e as 10h e terminam à meia-noite ou 01h. O objetivo da iniciativa, organizada pela Junta da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, continua a ser “dinamizar os espaços públicos da cidade” e criar motivos de atração tanto para a população local como para turistas e outros visitantes.

 

Veja, abaixo, o mapa e a programação do festival.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend