Festival de cinema FEST de Espinho pela primeira vez em três cidades

"Earth is blue as an orange", de Iryna Tsilyk.
Na sua 16ª edição, o festival de cinema FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema acontece, além da sua "terra-natal" Espinho, também no Porto e em Lisboa, entre 2 a 9 de agosto. O certame tem este ano como epíteto "As close as far away can be".

As sessões da acontecem, em simultâneo, nas três cidades. Outra das novidades desta edição é a introdução de um novo espaço de exibição: um cinema drive-in a ser instalado em Espinho.

A programação de longas-metragens da competição internacional do FEST traz até às salas uma seleção de dez filmes de cineastas emergentes. Em Espinho, serão apresentados no Auditório da Junta de Freguesia de Espinho e no Cinema Drive-in). No Porto, serão exibidos no Cinema Trindade e na Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto; em Lisboa, no Cinema Ideal.

Entre estes, destaque-se a primeira longa de ficção da franco-argelina Mounia Meddour. “Papicha” retrata um grupo de jovens mulheres que tem de confrontar a opressão patriarcal por organizar um desfile de moda. Estreou mundialmente na secção Un Certain Regard, do Festival de Cannes.

O conflito na Ucrânia é o tema central de “Earth is blue as an orange”, de Iryna Tsilyk. A cineasta viaja para a frente de guerra para conhecer uma pequena família que tenta lidar com um dia a dia de ameaças constantes.

“Postcards from the end of the world”.

A programação conta igualmente com duas secções de competição de curtas-metragens: Lince de Prata e Grande Prémio Nacional. Aqui, pode ver-se filmes de ficção, documentários, animação e cinema experimental não-narrativo. A destacar as estreias em Portugal dos multipremiados “Postcards From The End of The World”, “Virago”, “Excess Will Save Us” e “Acid Rain”. Há também secções dedicadas a crianças e jovens.

A programação completa pode ser consultada do site do FEST.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend