Festival de chocolate regressa este mês a Gaia com entrada livre

(Fotografia: DR)
Degustações, palestras, esculturas e receitas de chefs nacionais e internacionais fazem parte do cartaz do Chocolat Festival Portugal, que regressa com a terceira edição ao WOW, em Gaia, de 24 a 27 de outubro. Há atividades para miúdos e graúdos.

Depois de duas edições de sucesso, tendo chegado a superar os 50 mil visitantes no ano passado, o Chocolat Festival Portugal está de regresso ao WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, para quatro dias de festa, sempre com o cacau como protagonista. A terceira edição acontece de 24 a 27 de outubro, sempre das 14h às 22h, tem entrada livre e conta com uma programação pensada para miúdos e graúdos, onde se incluem degustações, palestras, workshops, esculturas de chocolate, sessões de showcooking e ainda de kidscooking para as crianças.

A edição deste ano conta, logo à entrada, com um túnel sensorial que simula a plantação de cacau. Além disso, o chef Leo Vilella estará, durante o certame, a criar uma escultura feita com mais de 200 quilos de chocolate. Na zona de mercado, onde se poderá comprar várias marcas de chocolate, há produções de destinos variados, do Brasil a França, Itália, Equador, Espanha, Japão, Bélgica, São Tomé e Príncipe e outros, além das referências portuguesas.

O festival terá bancas com venda de chocolates produzidos em vários territórios. (Fotografia: DR)

Outro destaque do festival é a presença de chefs nacionais e internacionais, que aqui ensinarão várias receitas salgadas e doces com cacau e chocolate: Helder Fernandes, do WOW, fará o seu suspiro de chocolate e avelã; Mirna Gomes, chef do Palacete Severo, no Porto, ensina um molho de cogumelos com chocolate; Natasha Fink, do cascalense Palaphita, partilha uma receita de chocolate e vinho do Porto; Carolina Sales, do café homónimo em Oeiras, ensina a fazer brigadeiros; e a chef pasteleira argentina Mariana Corbetta vai apresentar os seus alfajores.

O Chocolat Festival nasceu no Brasil em 2019, para potenciar a cultura do cacau, e assume-se como o “maior evento de chocolate e cacau da América Latina e um dos maiores do mundo”. Nos últimos cinco anos, a iniciativa já soma 39 edições e um público acumulado superior a 1,5 milhões de visitantes. “Portugal é também a minha casa e não poderíamos deixar de fora do nosso calendário. Além disso, o país é fundamental na história do cacau por ter sido o responsável por levar o fruto dos Deuses para muitos países. Então, chocolate e Portugal possuem uma relação histórica, mas que poucos conhecem”, afirma Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador do Chocolat Festival.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend