Festival de balonismo de Coruche traz o maior balão de ar quente do mundo

Os céus de Coruche vão encher-se de balões de ar quente. (Fotografia de Gustavo Bom/GI)
A vila de Coruche, na lezíria ribatejana, prepara-se para viver seis dias de olhos postos no céu com o Flutuar - III Festival de Internacional de Balonismo Coruche by Cepsa. Entre as novidades deste ano estará o voo do maior balão de ar quente do mundo a fazer voos comerciais com passageiros.

Mais de 40 metros de altura é quanto mede o “maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros”. O dito balão estreia-se em Portugal e promete ser a atração principal do Flutuar – III Festival de Internacional de Balonismo Coruche by Cepsa, organizado pela Windpassenger e por aquela autarquia ribatejana, de 29 de outubro a 3 de novembro.

O batismo do balão está marcado para o início da manhã de terça-feira, dia 29, com a abertura de uma garrafa de champanhe e a presença dos pilotos de todas as equipas nacionais e internacionais participantes no festival. Depois, se as condições meteorológicas o permitirem, subirão a bordo do seu enorme cesto nada mais que 34 passageiros – é esta a capacidade de transporte do maior balão do género no mundo.

(Fotografia de Gustavo Bom/GI)

À volta da atração principal vão flutuar mais 33 balões, de equipas nacionais e internacionais, e “dos mais regulares aos mais surpreendentes”. A organização destaca, por exemplo, o original balão em formato de Vincent Van Gogh; o balão Bidu, homenagem à primeira personagem do cartoonista brasileiro Maurício de Sousa; e uma “superbike de 37 metros de altura e 46 de largura”.

Quem quiser ver de perto ou voar num destes balões tem de estar bem cedo no ponto de lançamento, pois os voos estão planeados para levantarem às 07h da manhã em todos os dias do evento. Na sexta-feira, sábado e domingo haverá voos reforço às 16h. Para voar, é preciso comprar um Gift Card Portugal da Windpassenger, no quiosque desta empresa.

(Fotografia de Gustavo Bom/GI)

O que fazer com os pés na terra

Para além dos voos livres de balão, o festival traz às ruas de Coruche jornadas de gastronomia tradicional, feiras do livro e artesanato, uma exposição de construções com peças Lego, uma rua com comida de rua, animação de rua e arte urbana. Vai haver também insufláveis, uma caminhada, uma concentração e passeio de viaturas clássicas e o já esperado espetáculo em que os balões se iluminam segundo a cadência de uma música.

Workshops, drones e rádio-modelismo aéreo, realizados pelo Aero Club de Portugal, são uma novidade na edição deste ano, que pretende também dar a conhecer o património natural do concelho de Coruche. A chamada “capital da cortiça” é berço da Floresta de Montado, considerada pela World Wild Fund for Nature um dos 35 ecossistemas mundiais mais importantes para a conservação da biodiversidade, e é também ali que se estende a lezíria fertilizada pelo rio Sorraia, afluente do rio Tejo, e onde cresce “o melhor arroz de Portugal”, elogia a organização do festival.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend