Festival Beja Romana regressa na próxima semana com mercado temático

O VII Festival Beja Romana regressa ao centro histórico da cidade nos dias 13 a 15 de maio. (Fotografia: DR)
No fim de semana de 13 a 15 de maio, o centro histórico de Beja veste-se a rigor para mais uma edição do festival romano. Haverá mercado, música, cortejos, menus especiais e visitas guiadas.

O VII Festival Beja Romana faz reviver os tempos da antiga Pax Julia (assim se chamava Beja durante a ocupação romana) no centro histórico da cidade, com um programa repleto de experiências de época.

A Praça da República, onde está identificado “um dos maiores templos romanos da Península Ibérica e o maior descoberto até hoje em território português” afirma o município, é o palco principal da recriação histórica, que este ano tem como tema “Invenções, Engenhos e Arquitetura Romana”.

A iniciativa da Câmara Municipal de Beja, em parceria com as escolas do concelho, vai incluir um mercado romano, com “mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época”, lê-se em comunicado. O programa conta ainda com cortejos pelas ruas do centro histórico, música, oficinas, aulas de culinária, visitas guiadas e exposições.

Alguns restaurantes aderentes vão apresentar um menu especial, de “pratos recriados com base nos alimentos disponíveis naquele período”. É o caso da sala catabia um antipasti de época, servido no restaurante A Pipa, seguido de porco com maçã de Roma e acompanhado com vinho de talha.

Durante os três dias de festival irá decorrer ainda um concurso de fotografia, que desafia os participantes a divulgar o património histórico da cidade de Beja, tão marcado pela presença do império romano.

O programa completo será divulgado nos próximos dias no site oficial.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend