Festas, feiras e festivais: cinco sugestões para sair de casa até ao final da semana

(Fotografia: Matthew Horwood/DR)
Não falta vinho a Norte, com o Enóphilo Wine Fest e o Wine Social Club. Não falta queijo em Viseu, graças aos World Cheese Awards. Não faltam os míscaros no Fundão. E não faltam pintura e cerâmica em Lisboa. Não faltem.

Cinco horas para saborear vinhos de nicho

(Fotografia: André Rolo)

O Porto recebe mais uma edição do Enóphilo Wine Fest a 16 de novembro, no Hotel Crowne Plaza, entre as 15 e as 20 horas. Anuncia-se a presença de mais de 35 produtores nacionais de vinhos de nicho, para cima de duas centenas de rótulos em prova e “três sessões de caráter especial e exclusivo” (lê-se em nota de imprensa): “25 anos da Quinta do Regueiro”, “Quinta dos Abibes: 20 anos de histórias” e “Projectos e Justino’s”. Val Moreira, Quinta dos Abibes, Joaquim Arnaud, Quinta de Paços e Duplo PR são alguns dos produtores com presença anunciada. Os bilhetes custam 15 e 20 euros (venda antecipada e no próprio dia, respetivamente) e dão direito a empréstimo do copo de prova, que deve ser devolvido à saída do recinto da dita. As provas especiais exigem ingressos próprios e adicionais.


ODE Winner e Márcio Lopes na Sala dos Trinta

(Fotografia: DR)

Mais vinho no Grande Porto: a 15 de novembro assinala-se o décimo capítulo do Wine Social Club, um acontecimento orientado para marcas portuguesas que terá lugar em The Lodge Porto Hotel, em Vila Nova de Gaia, com lotação limitada a 30 participantes. Desta vez, os convidados serão Márcio Lopes e a ODE Winner, dirigida pela enóloga Maria Vicente. Acontecerá na Sala dos Trinta, com harmonizações gastronómicas da autoria do chef João Vieira, um rol generoso que inclui canapés de tataki de atum e maracujá; quiche de alho francês e cogumelos nas entradas; bacalhau à Zé do Pipo; lombinho de porco preto recheado com amêijoas e esparregado de nabiças; e pudim de laranja e vinho do Porto. Preço: 75 euros por pessoa.

Reservas: thelodgeportohotel.com


Viseu é a capital mundial do queijo durante três dias

(Fotografia: Matthew Horwood/DR)

Portugal é pela primeira vez o país anfitrião dos World Cheese Awards. Será em Viseu, no Pavilhão Multiusos, que entre 15 e 17 de novembro se irão reunir produtores de 47 países para mostrar os seus 4784 queijos a concurso, um recorde de inscrições. Sexta-feira 15, os visitantes poderão assistir ao Super Júri dos World Cheese Awards, que irá decidir quais os queijos a distinguir, numa avaliação ao vivo, que terá início às 17 horas. Ao longo do fim de semana, serão organizadas visitas guiadas ao recinto e haverá também feira de produtores, degustações, provas e apresentações de produtos, bem como harmonizações de vinhos com queijos. Os eventos e espaços abertos ao público em geral têm entrada gratuita. Os World Cheese Awards são organizados há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food. O ano passado realizou-se na Noruega, onde três queijos portugueses foram galardoados com ouro. O campeão foi o queijo azul norueguês Nidelven Blå.


Os dias das belas artes em Belas Artes

“Coup de vent sur la plage”, 1982, de Vieira da Silva

A quinta Feira de Outono – Arte & Antiguidades decorre entre 13 e 17 e novembro na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Com peças de joalharia e de prata, pintura contemporânea e moderna, escultura, arte sacra e faiança, mobiliário, porcelanas, design, arte asiática, imaginária e arte tribal, disponibilizados por galeristas e antiquários. É levada a cabo pela APA – Associação Portuguesa de Antiquários, que anuncia para este ano “um número recorde de expositores”: 17. Anunciam-se obras de autores como Paula Rego, Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro, Pedro Cabrita Reis, Júlio Resende e João Vieira. A Feira de Outono funciona das 15 às 20 horas, com ingressos a 12 (bilhete individual) e 20 euros (bilhete duplo).


Aos míscaros na serra da Gardunha

(Fotografia: FundãoMun/DR)

A aldeia do Alcaide, no Fundão, celebra o seu património fúngico na nova edição do Festival dos Míscaros, a decorrer entre 13 e 17 de novembro (quarta-feira a domingo). O evento inclui passeios micológicos na serra da Gardunha e momentos de degustação de diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas na aldeia. A acompanhar, haverá exposições, oficinas, “live cookings” com vários chefs, cinema (exibição de “Fungos fantásticos”, de Louie Schwartzberg), teatro, uma conferência sobre turismo na floresta e mostra de cogumelos. Durante o festival estará presente uma entidade externa certificada que irá fazer o controlo de qualidade e segurança alimentar dos produtos. A programação completa encontra-se em festivalmiscaros.pt.




Ler mais







Send this to friend