Festa das Fogaceiras: a tradição cumpre-se no dia 20 de janeiro, na Feira

Cerca de 300 meninas desfilam no centro histórico da Feira na Festa das Fogaceiras. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Uma das maiores festividades religiosas do norte do país volta a realizar-se na segunda, no Dia de São Sebastião.

Cerca de 300 meninas de todo o concelho de Santa Maria da Feira, vestidas de branco e com cintas coloridas, vão desfilar pelo centro histórico, na segunda, dia 20 de janeiro, pelas 15h. À cabeça vai a fogaça, o pão doce que há mais de cinco séculos os feirenses vêm entregando a S. Sebastião para agradecer a sua proteção. A tradicional procissão das fogaceiras é um dos momentos mais marcantes da Festa das Fogaceiras, que arranca às 10h30 com o Cortejo Cívico, que vai dos Paços do Concelho à Igreja Matriz. Pelas 11h terá lugar a Missa Solene com Bênção das Fogaças, presidida pelo Bispo do Porto.

O programa cultural da festa desenrola-se durante os dias seguintes, com iniciativas de música, teatro, exposições, concursos e oficinas artísticas. No último dia, 25 de janeiro, estará em cena o espetáculo Variações Filarmónicas, pelas 21h45, no Grande Auditório do Europarque, numa homenagem à vida e obra de António Variações.

A importância deste pão doce com um leve sabor a limão e canela remonta ao século XIII, havendo referências da fogaça como foro nas inquirições de 1220, mandadas realizar por D. Afonso II, na Terra de Santa Maria, sede administrativa e militar da região, tendo como sede a Vila da Feira e o seu Castelo, que lhe inspirou a forma.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend