Feira Medieval de Leça do Balio está de regresso com mais dias

Feira Medieval de Leça do Balio está de regresso com mais dias
A Feira Medieval está de regresso ao Mosteiro de Leça do Balio até ao dia 8 de setembro, na sua edição mais longa, com a recriações históricas, torneio de cavalos, encantadores de serpentes e doçaria conventual.

Está de regresso e com a maior duração até agora. A Feira Medieval de Matosinhos «Os Hospitalitários no Caminho de Santiago, arrancou com a sua 14.ª edição já esta quarta-feira, prolongando-se até dia 8, domingo, no Mosteiro de Leça do Balio, situado nas margens do rio Leça, e que foi renovado no ano passado.

A feira medieval, que pretende promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como o próprio monumento gótico e romântico que o acolhe, passa, assim, de quatro a cinco dias. Este ano, à semelhança das restantes edições, esperam-se milhares de pessoas. Só em 2018, a autarquia avançou que passaram pela iniciativa cerca de 95 mil pessoas.

Um mapa do recinto. (Infografia JN)

A feira medieval deste ano terá um dos seus pontos altos no último dia, domingo, com a recriação de um casamento polémico, o de D. Fernando com Dona Leonor Telles, em 1372, e que deu origem à crise de 1383-85. A cerimónia decorreu, de resto, no próprio mosteiro que acolhe esta festa.

Os visitantes poderão ainda assistir à recriação da chegada dos peregrinos ao mosteiro, o seu acolhimento pela ordem do hospital e a cerimónia do lava-pés. A estas duas junta-se uma terceira relacionada com a procissão dos Freires Cavaleiros das várias Ordens de S. João de Jerusalém.

No recinto, haverá também saltimbancos, torneio de cavalos, encantadores de serpentes, artesãos a trabalhar ao vivo e guerreiros espalhados pelo local, para além das habituais bancas com doçaria conventual. De referir, ainda, que a edição deste ano conta com uma nova app, com informações sobre o evento.

 

Leia também:

Leça do Balio: a nova carta desta pizaria sabe a outono
Leça do Balio: O que comer, visitar e comprar na Lionesa
Slash: O novo restaurante da Lionesa onde a salada é tudo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend