Feira da Regueifa e do Biscoito regressa a Valongo com concertos e showcooking

A Feira da Regueifa e do Biscoito está de volta a Valongo. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
Até domingo, na 7ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo haverá concertos, artesanato, cortejos, uma sessão de showcooking e um concurso para eleger a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira.

Após dois anos de interregno, a Feira da Regueifa e do Biscoito regressa a Valongo para cinco dias de festa. O certame arrancou esta quarta-feira e prolonga-se até domingo, com epicentro no habitual Largo do Centenário, onde estão instalados padeiros e biscoiteiros a vender as suas especialidades, com fabrico ao vivo. “Desde os tradicionais moletes à famosa regueifa, feitos com farinha de trigo, às versões de pão mais contemporâneas e outras doçarias, há de tudo um pouco nesta praça”, anuncia o município, em comunicado.

Valongo foi, nos séculos XIX e XX, o principal fornecedor de pão da cidade do Porto, e a prática da panificação está ainda muito viva no concelho. Mas além de homenagear esta tradição gastronómica, a feira tem também uma vertente cultural, com um cartaz recheado de música portuguesa. Carlão, The Black Mamba e Virgem Suta são alguns dos artistas que irão subir ao palco montado no Largo do Centenário, onde se farão ouvir também “os sons mirandeses dos Galandum Galundaina e os ritmos quentes dos irmãos Némanus”.

A Oficina da Regueifa e do Biscoito (na imagem) e o Museu Municipal vão funcionar em horário alargado durante a feira. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

 

O programa da festa conta ainda com o habitual Mercado Oitocentista, um mercado de artesanato local na Rua de S. Mamede, onde não irão faltar os brinquedos tradicionais do concelho, desfiles etnográficos, animação itinerante, exposições de rua, uma sessão de showcooking com Marco Costa (no sábado), horário alargado no Museu Municipal e na Oficina da Regueifa e do Biscoito, e ainda um concurso onde será eleita a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira. “Entre os critérios da escolha estão a tradição e, claro, o sabor característico destes produtos”, realça a organização.

Nos dias 1 e 2 de junho, o certame acontece entre as 15h e as 23h. Na sexta-feira prolonga-se até às 24h, e no fim de semana abre às 14h. A programação completa pode ser consultada aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend