Faro Story Spot abre em junho para contar história da cidade e da Ria Formosa

O Faro Story Spot aposta na interatividade. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
Novo museu pretende contar a história da cidade de Faro, da Ria Formosa e da dieta mediterrânica de forma lúdica e interativa. Projeto espera receber 25 mil visitantes/ano e tem abertura prevista para junho.

O Faro Story Spot – um novo museu focado na história da cidade de Faro, na Ria Formosa e na dieta mediterrânica – deverá abrir “em junho” – segundo adiantaram os seus promotores -, numa casa do século XVIII, no Largo da Sé, em Vila Adentro, a cidade velha que se encontra dentro das antigas muralhas de Faro.

Resultado de um investimento de 550 mil euros a cargo da Good Moments – Indústria Criativa de Cultura e Alimentação Tradicional, Lda e financiado pelo Programa Operacional MAR 2020, o museu pretende ser um local “onde os farenses se revejam”, nas palavras de João Amaro, um dos seus responsáveis.

Tirando partido das novas tecnologias, o percurso expositivo do Faro Story Spot conta a história de Faro desde o século 8 a.C. até à atualidade, dá a conhecer a riqueza ecológica e económica do ecossistema da Ria Formosa, e promove a dieta mediterrânica (que é Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO).

A sala dedicada à Ria Formosa. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)

Os visitantes embarcam numa “viagem” narrada pelo ator farense João de Brito, ao longo de vários vídeos, e por vezes na companhia da figura de Merim, um cavalo-marinho animado que representa, também, uma das espécies icónicas (e em vias de extinção) da Ria Formosa. A visita é audioguiada em português, francês, inglês e espanhol.

As salas do percurso incluem projeções multimédia, algumas peças de museu e pontos interativos. É o caso da última sala, que explica o que é a dieta mediterrânica com enfoque nos produtos e tradições da gastronomia algarvia, e lembra uma taberna. As paredes têm painéis forrados a cobre, azulejo, cortiça e palhinha, entre outros materiais típicos da região.

À saída, os visitantes serão convidados a provar uma tiborna algarvia acompanhada por um copo de vinho, numa esplanada. A degustação está incluída no valor dos bilhetes, que rondará os 20 euros por adulto. Cada entrada dará acesso, ainda, a uma aplicação para telemóveis e tablets com um percurso à descoberta de Vila Adentro, e cujos pontos obtidos no jogo poderão ser trocados por descontos no restaurante e na loja do museu.

O Faro Story Spot estará preparado para receber grupos de oito pessoas a cada 25 minutos, explicaram os seus promotores. A expetativa é a de que o museu venha a receber 25 mil visitantes por ano. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e a Região de Turismo de Algarve.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend