Famalicão festeja Sto. António com marchas, sardinha assada e muito mais

Famalicão dedica uma programação festiva a Santo António. (Fotografia: DR)
Depois de dois anos de pausa, as Antoninas estão de volta à cidade minhota, com marchas populares, concertos, provas desportivas e saltos à fogueira. A envolver tudo isto, regressa também o aroma a sardinha assada e manjerico.

“Rapazes e raparigas, / Ouçam com muita atenção: / Depois de dois anos sem Antoninas, / Voltamos a ter festa em Famalicão!”. É com uma quadra popular, como pede a ocasião, que a cidade anuncia o regresso do maior arraial de Santo António da região, com tudo a que tem direito: música, marchas, sardinha assada, manjericos, bombos, cavaquinhos e bailaricos.

As celebrações arrancaram quinta-feira, dia 9, e prolongam-se até ao dia 13, com um programa recheado de propostas culturais e desportivas. São cerca de 40 atividades, das quais se destacam o concerto de Diogo Piçarra, o regresso do arraial Toninhos, dedicado à juventude famalicense, a caminhada camiliana e o grande desfile das Marchas Antoninas. Também não faltam as tradições ancestrais da distribuição do pão e a procissão em honra de Santo António, os cantares ao desafio e os saltos às fogueiras. A festa tem epicentro na Praça Dona Maria II, e ruas adjacentes, já decoradas a rigor para o arraial.

O primeiro dos cinco dias de programação ficou marcado pela abertura da exposição das Cascatas a Santo António, na praça 9 de Abril – na qual participam 18 associações culturais, escolas, grupos infantis e juvenis, e ranchos folclóricos -, e pela folia de quase dois mil marchantes de palmo e meio. A honra de dar início às festividades ficou a cargo dos mais pequenos, que esta quinta-feira desfilaram pela cidade de arco erguido no ar, nas Marchas Infantis.

Desporto, música e tradições

Sexta-feira, o programa começou logo pela manhã com a habitual Caminhada Camiliana, a primeira das cerca de uma dezena de provas que desafiam os famalicenses à prática desportiva durante as festas do concelho. Esta 15ª edição teve início na Praceta Cupertino Miranda, no centro da cidade, e terminou no Centro de Estudos Camilianos- Casa de Camilo, em Seide S. Miguel – uma extensão de cerca de sete quilómetros -, e foi uma verdadeira aula de literatura camiliana ao ar livre. Os participantes acompanharam Camilo e Ana Plácido, entre outras personagens da época, interpretadas pelo Grupo de Teatro Amador Camiliano (Grutaca) e outros grupos culturais do concelho.

Ao longo da tarde, e pela noite fora, decorreu a 7ª edição da Descida Mais Louca de Famalicão. Criatividade e sentido de aventura foram os requisitos para participar na atividade, em que se esperam dezenas de carrinhos de rolamentos, de várias formas e feitios, a descer a Alameda Caminhos de Santiago.

(Fotografia: DR)

Paralelamente, na tarde desta sexta-feira, feriado nacional, a animação segue ao som dos grupos de bombos e Zés P’reiras que percorrem as ruas da cidade em mais uma edição do “Tocá Bombar”. Logo a seguir, há ainda um desfile etnográfico e Festival de Folclore a juntar cerca de dezena e meia de grupos e ranchos folclóricos do concelho. O festival acontece simultaneamente em três palcos, montados na Praça Dona Maria II, no Mercado Municipal e na Praça 9 de Abril.

No sábado, continuam as provas desportivas, primeiro com a saída do 29º Raid Antoninas, organizado pelo Clube Aventura Famalicão (CAF). O cartaz desportivo das festas concelhias inclui ainda a Taça de Portugal de Alex Ryu Jitsu “Open”, no Pavilhão Municipal das Lameiras.

No mesmo dia, acontece o 3.º Encontro de Tocadores de Cavaquinho, marcado para as 14h30, no topo Sul da Praça D. Maria II.

Domingo, véspera de Santo António, há missa campal no Parque da Devesa, com a habitual Bênção dos Animais e Procissão. Haverá ainda uma prova columbófila, organizada pela Sociedade Columbófila de Famalicão e o XI Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova de participação livre, que contempla uma corrida e uma caminhada, de 10 e de 6 quilómetros, respetivamente, ambas com partida e chegada do Parque da Juventude.

A tarde do dia 12 será preenchida por música popular, na Praça D. Maria II, com a atuações da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, do Grupo de Concertinas Monte Santo André e da Escola de Concertinas Ass. Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe.

A noite é de Marchas Antoninas, que este ano seguem o tema “Jornais de Vila Nova”, e a partir da meia-noite começam os tradicionais saltos às fogueiras, acesas após a última marcha, na Rua de Santo António, para os festeiros que se atreverem a saltar. Este ritual da noitada de Santo António já se realiza, segundo os registos mais antigos, desde 1959.

(Fotografia: DR)

Dia de Santo António

Para segunda-feira, feriado municipal de 13 de junho, reservam-se as cerimónias religiosas em honra do santo padroeiro da cidade – depois de uma competição de futebol pela manhã -, com a missa Solene, na Praceta Cupertino de Miranda, marcada para as 10h30. No final da eucaristia acontece uma das tradições mais antigas das festas, a benção e distribuição do pão de Santo António.

À tarde, a festa continua com um concerto ao despique das Bandas de Música de Famalicão e a Banda de Música de Riba D’Ave. Às 17h, começa a procissão solene em honra de Santo António, pelas principais ruas e praças da cidade, com início e fim na capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas. Segue-se a entrega dos prémios das Marchas Populares, e à noite, outro dos pontos altos do programa: o concerto de encerramento, a cargo de Diogo Piçarra, no Anfiteatro do Parque da Devesa, a partir das 22h. As celebrações fecham com um espetáculo de pirotecnia.

(Fotografia: DR)

 

Sardinhada na rua e mesas regionais

Na alameda da Praça Dona Maria II já se alinham barraquinhas de madeira com comes e bebes, onde se confundem os aromas da sardinha assada, do caldo verde e do manjerico, decorado com quadras populares. Há ainda uma zona onde se agrupam roulotes de street food, e no largo da feira – a poucos passos dali – desdobram-se vendedores de farturas, algodão doce e pão com chouriço, rodopiam carrosséis e outras atrações. Ao lado, na nova Praça de alimentação do renovado mercado municipal, também não faltam boas propostas para aconchegar o estômago: as sandes de cachaço d’A Camionete, os docinhos da Caramella ou as poke bowls do Mikadinho, por exemplo. A rodear o epicentro da festa, há ainda um punhado de mesas de referência na cidade, para todos os gostos: a comida regional do Tanoeiro e do Sara, as francesinhas da Taberna Londrina ou vinhos e tapas do Porta-Enxerto.

 


Três destaques do programa das Antoninas 2022

#Concertos

As noites das Antoninas prometem muita música ao vivo. Na sexta, dia 10, o programa termina com atuações de Nunno Portugal e Os Pêgas, às 21h, na Praça D. Maria II. No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local, é a vez de subir ao palco a cantora Jess e depois o grupo Retimbrar. No feriado municipal, dia 13, o concerto de encerramento das Antoninas 2022 fica a cargo de Diogo Piçarra, e é um dos grandes destaques das festas. O músico vai apresentar ao público o seu novo single “Sorriso”. Todos os concertos são gratuitos.

#Toninhos

Uma das novidades deste ano é o regresso do arraial Toninhos à Praça D. Maria II, em formato renovado, concentrando o programa num único dia. Sábado, entre as 24h e as 4h da manhã, os festeiros são chamados a dançar ao som de Cubita, Overule & Landu Bi, Diogo Fonseca e Assis Martin, os dj’s convidados da noite das Antoninas dedicada à juventude famalicense.

#Marchas Populares

O grande desfile das Marchas Populares, que põe em competição várias associações e freguesias do concelho, vestidas a rigor, volta a sair à rua na noite de 12 para 13 de junho. Ao todo são sete as marchas participantes: Associação Recreativa e Cultural de Antas, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe, Casa do Povo de Ruivães, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Cultural e Recreativa São Pedro Riba de Ave e LACS – Associação Cultural São Salvador da Lagoa. O desfile, que este ano tem como tema“Jornais de Vila Nova”, terá início na Avenida de França, junto ao Pavilhão Municipal, e terminará com a exibição dos diferentes grupos no palco na Praça Álvaro Marques, nos jardins dos Paços do Concelho.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend