Fafe: belgas e suecos vieram para jogar ao pau

Praticantes do jogo do pau. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
Amanhã, acontece o 1º Encontro Internacional de Jogo do Pau, onde grupos portugueses e ainda dois grupos estrangeiros, vão desfilar pelas ruas do centro da cidade e fazer demonstrações daquela que se diz ser a mais antiga arte marcial portuguesa.

Este sábado, acontece em Fafe algo que não se vê todos os dias: treze grupos portugueses de jogo do pau e ainda dois grupos estrangeiros, da Bélgica e da Suécia, vão desfilar pelas ruas do centro da cidade e ainda fazer demonstrações daquela que se diz ser a mais antiga arte marcial portuguesa, com origem muito antiga nos meios rurais do norte de Portugal e Galiza. Praticantes desta forma de luta tradicional, reúnem-se este sábado a pretexto do 1º Encontro Internacional de Jogo do Pau – que se fez já antes oito vezes, só com escolas portuguesas.

O evento, que promete sempre espetacularidade pela precisão desta espécie de bailado agreste com varas de madeira, feito por lutas homem a homem ou em grupo, onde reina o improviso, é promovido pelo grupo de Jogo do Pau de Cepães, Fafe, um dos mais antigos em atividade – e realiza-se no âmbito das Feiras Francas de Fafe (15 a 19 de maio).

Foi no início do século XX que se organizaram escolas de jogo do pau em várias zonas do país, com as diferenças de estilo que ainda hoje se reconhecem. Por tradição, o estilo de jogo é mais rude no norte, mais ao jeito de combate, e mais atlético no sul, onde reveste mais a forma de exibição desportiva.

A partir das 20h00, nas ruas de Fafe e depois em demonstrações de lutas junto à praça da Torre do Relógio, vai poder apreciar esta diversidade regional com grupos de jogo do pau que ali vão, desde o Algarve até Montalegre, e ainda como o executam os praticantes suecos e belgas que se interessaram por esta tradição portuguesa.

Leia também:

Porto e Lisboa: os museus vão estar em festa este sábado
Nørre: nesta padaria em Braga faz-se pão com tempo
Nova petisqueira de sabores orientais em Braga




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend