Exposição de letreiros luminosos para ver em Lisboa

"Luzes da Cidade", exposição em Alvalade, Lisboa.
Letreiros luminosos que enfeitavam e chamavam clientes às lojas de Lisboa estão agora em exposição no espaço da editora Stolen Books, em Alvalade, até dia 12 de julho.

Os designers Paulo Barata e Rita Múrias.

Os néons e caixas de luzes em exposição, de sapatarias, pastelarias, restaurantes, cabeleireiros e telefones públicos da exposição Luzes da Cidade fazem parte da coleção Projeto Letreiro Galeria. Iniciado em 2014 por dois designers gráficos (Rita Múrias e Paulo Barata), este tem como objetivo organizar um museu/armazém expositivo com os letreiros que têm sido adquiridos, para que a memória gráfica da cidade tenha um espaço próprio de usufruto e reflexão.

Esta é uma coleção com 250 peças, de néons a vidros pintados com técnicas já em desuso, caixas de luz e letras em metal. Letreiros do Hotel Ritz, da Pastelaria Suíça, as letras da antiga livraria Diário de Notícias, do Anibal Gravador, da livraria Aillaud Lello, entre outros estabelecimentos famosos, fazem já parte do acervo. A grande maioria é de Lisboa, mas também há mas de Algés, Almada, Coimbra, Porto e Amadora.

“Luzes da Cidade” esteve integrada na programação do Abecedário_Festival da Palavra 2020. Depois do cancelamento, os letreiros ficaram fechados à espera de melhores dias. Agora, com as galerias e museus a já poderam abrir portas, a exposição inaugurou, finalmente, no dia 25 de junho e fica patente na garagem onde funciona a Editora Stolen Books, até 12 de julho. Para ver de quinta a domingo, das 15h às 19h, na Avenida Estados Unidos da América, número 105, garagem.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend