Exercício físico: há aulas em direto pensadas para seniores

(Fotografia: Getty Images/DR)
Numa altura em que se deve ficar em casa, principalmente os grupos de risco, como os idosos, é importante manter alguma atividade física, mesmo que seja apenas uma caminhada dentro de portas. Além de promoverem a mobilidade, estes pequenos exercícios distraem quem não pode sair e trazem algum bem-estar mental.
Apesar de serem simples, os vídeos e dicas de exercícios que aqui apresentamos são para repetir com muita calma e precaução.

Maria Spratley – Ginástica +50
Para manter os alunos do seu estúdio Ginástica +50 ativos, Maria Spratley começou a partilhar treinos em vídeo por grupos privados do telemóvel. Mas os pedidos de exercícios vindos de amigos e familiares fizeram-na publicar também no Facebook do estúdio, onde quase diariamente há sugestões de treinos simples, de 5 a 15 minutos.
Treinos de respiração, para trabalhar a parte pulmonar, agachamentos, «porque são feitos no dia-a-dia das pessoas», trabalho dos membros superiores a nível postural, para evitar as dores de costas que possam advir das longas horas sentadas e promover uma melhor respiração são alguns dos exercícios que Maria inclui nos vídeos, que não são diretos. Desta forma, cada um vê à hora que lhe for mais oportuno e tem ainda a possibilidade o parar quando quiser.

Web: facebook.com/ginastica50 e YouTube: Ginástica +50 I Maria Spratley

Freguesia de Matosinhos – Leça da Palmeira
O isolamento social não travou o programa Vivências Seniores, promovido pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, que integrava, e continua a integrar, atividade físicas e de estimulação cognitiva.
Além de vídeos de aulas aberta a toda a comunidade, de culinária e artes decorativas, o Facebook da freguesia transmite também treinos em direto de ginástica, ritmos latinos, ioga e técnicas de relaxamento, de segunda a sexta, sempre às 11h, e com a duração de uma hora.

Web: facebook.com/matosinhosleca

Câmara Municipal de Famalicão

(Fotografia: Câmara Municipal de Famalicão/DR)

Desde o dia 24 de março, são disponibilizados vídeos de treinos em direto, no Facebook da Câmara Municipal de Famalicão. As aulas, direcionadas para diversos públicos, entre eles, seniores e seniores com patologias associadas, arrancam às 10h e/ou 10h30 e incluem atividades como pilates, pilates clínico, zumba Gold, ginástica funcional, reabilitação músculo-esquelética, stretching, ioga e boccia.

Web: facebook.com/municipiodevnfamalicao

Câmara Municipal de Odivelas

(Fotografia: Câmara Municipal de Odivelas/DR)

Aulas de dança, karaté, ginástica, ioga e pilates estão a ser transmitidas no Facebook da Câmara Municipal de Odivelas, por estes dias. A agenda de cada semana do programa “Não Fiques Parado!” é lançada ao domingo, e há aulas durante todo o dia, mas as das 10h e as das 11h foram desenhadas especificamente para o público sénior.
Os treinos vão manter-se durante a vigência do Estado de Emergência e da obrigação de confinamento, e a ideia é alargar a oferta a outras modalidades.

Web: facebook.com/odivelasced2020

Associação Nacional de Gerontologia Social
A ANGES lançou recentemente um programa de exercícios para idosos, durante o tempo de isolamento, sem se esquecer daqueles que dependem de uma cadeira de rodas. Atividades como caminhar 15 minutos dentro de casa, ou mover-se com a cadeira de rodas, levantar os braços segurando uma garrafa de água ou fazer flexões contra a paredes são algumas das atividades sugeridas no PDF disponibilizado no Facebook.

Web: facebook.com/anges.pt

DICAS DA TREINADORA
Alexandra Nogueira, fundadora do estúdio Pilates Autêntico, em Vila Nova de Gaia
Web: facebook.com/pilatesautentico

Alexandra, professora de pilates, sugere exercícios considerados de pré-pilates, com impacto baixo-moderado, recomendados em situações de recuperação de uma patologia grave, cirurgia ou acidente, e aptos para idosos.

SENTADO NUMA CADEIRA

Com a coluna bem alongada, a pessoa deve sentar-se numa cadeira, de preferência sem apoio para as costas, e apoiar os pés no chão, formando um ângulo de 90 graus com as pernas.

1 – Elevar ligeiramente uma perna, mantendo o ângulo, e pousar o pé no chão no fim de cada elevação (10 vezes para cada perna)
2 – Elevar a perna mantendo o ângulo, estender, fletir e pousar (5 vezes por perna)
3 – Inclinar a orelha a um ombro e ao outro (10 vezes)
4 – Rodar a cabeça olhando para um dos ombros. Fazer um círculo até chegar ao outro ombro. Inverter o sentido (5 vezes para cada lado)
5 – Mantendo a coluna alta, desenhar círculos com os ombros. Primeiro para a frente, depois para trás (5 vezes em cada sentido)

DE PÉ

6 – Apoiar as mãos na parede com os pés paralelos à largura das ancas, fixar um ponto em frente com as costas bem alongadas, e subir os calcanhares e descer (10 vezes)
7 – Alternar o movimento de um pé e de outro, e como se caminhasse no mesmo sítio, um calcanhar sobe quanto o outro fica no chão (10 vezes)
8 – Com a coluna alongadas e as mãos na parede, fletir ligeiramente os joelhos, aguentar uns segundos e subir (10 a 20 vezes)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend