European Best Destinations considera Madeira, Açores, Lagoa e Alentejo seguros para visitar

A cratera do supervulcão que deu origem à ilha do Corvo, no arquipélago dos Açores. (Fotografia: DR)
O website European Best Destinations considera a Madeira, os Açores, Lagoa (Algarve) e o Alentejo “destinos seguros” para visitar em 2021, tendo em conta critérios como o número de casos de coronavírus por 100 mil habitantes, o número de mortes e as medidas de saúde implementadas no terreno.

O website European Best Destinations – que todos os anos elabora rankings relacionados com destinos de férias, com base em avaliações de viajantes de todo o mundo – considera os arquipélagos da Madeira e Açores, Lagoa, no Algarve, e o Alentejo alguns dos “destinos mais seguros para visitar em 2021”. Os três destinos portugueses surgem numa lista de 11, com a Grécia a dominar a lista, por ter o maior número de destinos considerados seguros.

“A Madeira tem sido o destino mais seguro da Europa desde o início da pandemia”, começa por justificar o site. “O arquipélago conseguiu desde muito cedo tomar medidas de saúde para proteger os seus habitantes e tem-se mantido na zona verde com uma das taxas mais baixas de casos ativos da Europa”, lê-se. Num guia de leitura rápida, explica que é necessário fazer um teste à Covid-19 e preencher um formulário do governo regional antes de viajar.

(Fotografia de Gerardo Santos/GI)

Na ilha, “o uso de máscara nas praias, durante as atividades desportivas (caminhadas na levadas, trecking, ciclismo) não é obrigatório”, informa ainda o European Best Destinations. Outro fator apontado para a segurança do destino é o selo “Clean & Safe” que muitos hotéis e restaurantes apresentam, e que significa “altíssimas condições de higiene”. O site informa ainda acerca dos horários do comércio, sem recolher obrigatório, e que a Madeira tem 5 mortes por cada 100 mil habitantes.

O European Best Destinations – o mesmo website que com base na avaliação dos viajantes atribuiu o prémio de Praia Mais Bonita da Europa a Galapinhos, na Arrábida, Setúbal, em 2017 – explica que depois de ter elencado os destinos a evitar por causa da pandemia, agora mostra aqueles em que é seguro viajar, tendo como base uma série de critérios. São eles “o número de casos ativos de Covid-19 por 100.000 habitantes, número de mortes, medidas de saúde e recomendações postas em prática pelas autoridades”.

Na lista cabem ainda os Açores, em que todos os “visitantes são testados antes de entrar” e a distância de segurança é facilitada pelas condições naturais das ilhas. A ilha das Flores, “de rara beleza”, tem menos de quatro mil habitantes e é “feita para os amantes da natureza, passeios, gastronomia e autenticidade”, lê-se. No Algarve, que o European Best Destinations diz que teve “oito vezes menos casos graves por milhão de habitantes do que países duramente atingidos como a Bélgica”, o município de Lagoa é destacado por cedo ter adotado medidas de prevenção.

“Com uma das mais baixas densidades populacionais por km2 da Europa, o Algarve, tal como o vizinho Alentejo, foi menos afetado pela Covid-19 do que os principais destinos europeus”. O próprio Alentejo (ilustrado com uma imagem da baía de Vila Nova de Mil Fontes) encerra a lista portuguesa por ter “quatro vezes menos mortes por milhão de habitantes face aos países mais afetados da Europa”, “uma densidade populacional muito baixa por quilómetro quadrado” e “centenas de quilómetros de praia” para percorrer.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend