Estúdio Apolo 70 recordado em ciclo de cinema gratuito em Setúbal

A Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal, acolhe este ciclo de cinema. (Fotografia: CMS)
A Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal, vai exibir uma dezena de filmes que se estrearam no Estúdio Apolo 70, que foi uma das principais salas de cinema portuguesas, em Lisboa.

Mais de 10 obras-primas mundiais do cinema serão exibidas na Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal, numa iniciativa da Câmara de Setúbal para assinalar os 50 anos da abertura do Estúdio Apolo 70, mítica sala de cinema em Lisboa. O ciclo de cinema começa dia 12 de fevereiro com a exibição do western “O Vale do Fugitivo”, de Abraham Polonsky, que também foi o primeiro filme exibido na sala lisboeta. O cineasta Lauro António marcará presença nesse dia. “Ivan, O Terrível”, de Serguei Eisenstein e considerado uma das obras-primas da história do cinema soviético, a 19 de fevereiro, e “Jerry 8¾”, de Jerry Lewis, a 26 de fevereiro, são as propostas que se seguem na programação.

Além do ciclo de cinema entre fevereiro e abril, há uma exposição. (Fotografia: CMS)

Entre março e abril serão exibidos outros cinco filmes que passaram pelo Apolo 70: “História Imortal”, de Orson Welles (dia 5), “A Grande Ilusão”, de Jean Renoir (dia 12), “A Promessa”, de António de Macedo (dia 19), e “Um Assassino pelas Costas”, de Steven Spielberg (dia 26). O ciclo encerra a 2 de abril com “American Graffiti: Nova Geração”, de George Lucas, na qual se faz um retrato da sociedade americana no início da década de 70. Para o público infantojuvenil será passado o filme “Os Contos de Beatrix Potter”, de Reginald Mills, dia 19 de fevereiro às 10h.

As reservas para as sessões devem ser feitas pelo telefone 969 754 116 ou pelo email c[email protected]. A entrada é gratuita, mas sujeita a limite máximo de participantes. A par da programação cinematográfica, a Casa das Imagens Lauro António acolhe a exposição “Sala-Estúdio Apolo 70”, com documentos, cartazes, fotografias e bilhetes de cinema da coleção particular de Lauro António. A mostra pode ser visitada até dia 2 de abril, de segunda a sexta-feira das 10h às 13h e das 14h às 18he aos sábados das 14h às 18h. A entrada é livre.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend