Estas são «as maiores e mais antigas festas são-joaninas de Portugal»

Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens
Braga é outro ponto de paragem obrigatória nas celebrações do São João.

São apresentadas como «as maiores e mais antigas festas são-joaninas de Portugal» e já estão em curso, atingindo o ponto alto no domingo e na segunda-feira. Na noite de 23 para 24 de junho, milhares de pessoas enchem as ruas bracarenses, munidas de martelinhos e alhos-porros, para horas de diversão, com direito ao habitual fogo de artifício.

Tradições seculares, cortejos, exposições, espetáculos de artistas como Agir e Anselmo Ralph, bombos e cavaquinhos, cabeçudos e gigantones compõem mais uma edição do São João de Braga, que enche a cidade de cor, das ruas do centro histórico à Avenida da Liberdade, culminando no Parque da Ponte.

Aquele parque urbano é palco de arraiais são-joaninos e um bom sítio para fazer uma pausa, até porque já lá se come pão com chouriço e farturas. A parte exterior cresceu em redor da Capela de São João, um dos pontos de paragem durante as festas. Trata-se de um espaço verde que tem ainda um restaurante, um lago com patos, um coreto, um auditório ao ar livre e dois parques infantis. Mas há mais para aproveitar a pretexto do São João – sítios onde comer, beber e recarregar baterias. Que não falte energia para a festa.

Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens

COMER E BEBER

Clientes fiéis chegam logo pela manhã

Na noite de São João, este restaurante junto à Sé põe grelhadores na rua e só serve sardinhas e febras. Há clientes que reservam lugar de um ano para o outro e chegam logo de manhã, diz o chefe de cozinha, André Lopes, adiantando que as sardinhas são compradas no próprio dia, para estarem frescas. No resto do tempo, a casa aposta essencialmente em petiscos e pratos tradicionais portugueses, como bacalhau com broa ou arroz de pato. Encerra ao domingo – exceto no próximo, claro.

Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens

Taberna Migaitas
Rua D. Gonçalo Pereira, 39, Braga
Tel.: 253613116
Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Encerra ao domingo.
Preço médio: 17 euros

Bar vintage virado para as artes

É um bar amplo e surpreendente, com atmosfera vintage e decoração ligada às artes. Setra, aliás, é «artes» ao contrário, conta Hélder Miranda, que abriu o espaço há um par de anos, com os amigos Ivo Silva e Alexandre Santos. A casa investe muito nos cocktails, e tem um novo, são-joanino: o «Cabeçudo», que custa 8 euros, é servido num copo de barro pintado, mas só entre paredes. Na noite de São João, monta-se banca na rua e transfere-se para lá a festa.

Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens

Setra
Rua de São João, 15, 1.º andar, Braga
Tel.: 911128423
Das 21h00 às 02h00 (sexta e sábado, das 19h00 às 03h00). Encerra domingo e segunda.
Cocktails a partir de 6 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend