Estas são as dez finalistas nacionais a Árvore do Ano 2022

Plátano Gigante. (Foto: DR)
De Leiria ao Algarve e aos Açores, estas espécies milenares e centenárias são finalistas na edição de 2022 da Árvore do Ano. Vencedora do concurso anual conhece-se dia 24.

Há uma década que a Europa já se habituou a votar na sua árvore preferida. A iniciativa começou com foco nacional na República Checa e alargou-se, com os tempos, ao Velho Continente, organizada pela Environmental Partnership Association, com a missão de honrar a beleza e histórias destas espécies. Antes de chegar o concurso Árvore Europeia do Ano, é hora de escolher as preferidas de cada nação. Em Portugal, estiveram em votação online 10 finalistas a Árvore do Ano 2022, com a candidata mais popular a ser revelada no dia 24 e a representar o país lá fora. Há um ano, os portugueses elegeram o Plátano do Rossio, situado na principal praça de Portalegre e o maior exemplar da espécie a nível ibérico. Já há dois anos, venceu um milenar Castanheiro de Vales em Vila Pouca de Aguiar. Mais informação aqui.

 

Guardião d’El Rei, Leiria

Trata-se de um pinheiro-bravo com 200 anos de vida e mais de 25 metros de altura. É um dos habitantes da Mata Nacional de Leiria e resistiu, ao longo dos tempos, a algumas adversidades, como os incêndios de 2017.

Guardião d’El Rei. (Fotografias: DR)

 

Magnólia do Jardim da Casa da Criança D. Leonor, Leiria

Situado em Castanheira de Pera, este jardim foi fundado em 1939 e projetado pelo arquiteto Alfredo Duarte Leal Machado. Esta magnólia soma oito décadas e oito metros de altura. Na época primaveril “é um monumento natural de grande beleza”, conta a organização.

Magnólia do Jardim Casa da Criança D. Leonor.

 

O Esconderijo, Pampilhosa da Serra

Este imponente castanheiro soma 800 anos, 30 metros de altura e 10 de perímetro de tronco. Está situado num souto com vizinhas centenárias da mesma espécie, na aldeia de Castanheira da Serra, e serviu de “esconderijo” a muitas crianças que ali brincaram em tempos.

O Esconderijo.

 

Plátano Gigante, Figueira da Foz

Este plátano bicentenário dá nas vistas com os seus 34 metros de altura e está situado no jardim da Quinta de Fôja, um antigo solar que foi propriedade do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. É o maior plátano nacional e um dos maiores da Europa.

Plátano Gigante

 

Oliveira do Mouchão, Abrantes

Já soma mais de três milénios e acredita-se que fenícios, celtiberos e romanos já tenham provado do seu azeite. Dizem os locais que os pescadores da freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, se juntavam nesta velha oliveira antes de pescarem à beira-Tejo.

Oliveira do Mouchão.

 

Melaleuca Armilaris, Cartaxo

É uma árvore de grande porte e origem australiana e acredita-se que tenha sido plantada nos jardins municipais da Quinta das Pratas, perto do Museu Rural e do Vinho, há 112 anos. Caracteriza-se pelo tronco baixo e largo e os ramos longos e grossos.

Melaleuca Armilaris.

 

A Sobreira Grande, Arraiolos

Este sobreiro bicentenário soma 250 anos, uma altura de 12 metros e um perímetro de tronco de seis. Está situado na aldeia do Vale do Pereiro, em Arraiolos e é “querida, estimada e conhecida pela comunidade”, explica a organização do concurso.

A Sobreira Grande.

 

Oliveira Milenar, Lagoa

Tem 2000 anos, cinco metros de altura e alegra quem visita o Morgado do Quintão, uma quinta vínica e algarvia em Estômbar, concelho de Lagoa. Neste terreno, faz companhia a vinhas, amendoeiras, sobreiros, figueiras e alfarrobeiras.

Oliveira Milenar.

 

Oliveira Real, Tavira

Situada no aldeamento turístico Pedras d’El Rei, em Tavira, esta oliveira foi plantada na época dos romanos e sobreviveu à invasão dos mouros. Tem 10 metros de altura, mais de dois milénios de vida e foi classificada como árvore de interesse público em 1984.

Oliveira Real.

 

Metrosídero do Campo de São Francisco, Açores

Já foi classificado como exemplar de interesse público e dá vida ao Campo de São Francisco, praça em Ponta Delgada, São Miguel. Este metrosídero tem 125 anos, 18 metros de altura e já foi “testemunha silenciosa de muitos inícios de namoro”, conta-se no site do concurso.

Metrosídero do Campo de São Francisco.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend