Ignácio, Braga
Doces tradicionais e legumes da Apúlia
A loja online que a chef Paula Peliteiro criou durante a quarentena ganhou existência física. Insere-se no restaurante Ignácio e tem desde doces tradicionais até legumes da Apúlia.
Os restaurantes de Paula Peliteiro ainda estavam temporariamente encerrados quando a chef decidiu criar uma loja online com takeaway, garrafeira e doces tradicionais. Agora, que reabriu o Sra. Peliteiro, em Esposende, e o Ignácio, em Braga, decidiu dar existência física à loja: uma sala do Ignácio passou a funcionar como mercearia. Tanto se pode ir lá comprar legumes da Apúlia como saborear uma taça de vinho, um petisco ou uma guloseima na esplanada.
A loja online continua a disponibilizar menus, vinhos e doces feitos segundo métodos caseiros – do pudim Abade de Priscos às cornucópias, não esquecendo os bolos de aniversário. Estes últimos têm tido especial procura, conta Paula Peliteiro, que também serve pataniscas de bacalhau, sanduíches de pernil em pão rústico ou croissants folhados com rúcula e presunto na sua nova mercearia. Com uma vantagem: das 17h às 20h, há promoções.
Livro a caminho
Os dias de confinamento permitiram a Paula Peliteiro fazer outras coisas, além de cozinhar. Pôde, enfim, sistematizar informação sobre os seus restaurantes e organizar receitas – até porque prevê lançar um livro ainda neste ano.
Longitude : -8.429812399999946
Tomba Lobos, Portalegre
Petiscos alentejanos em frascos
A ideia surgiu há oito anos, mas voltou em força com novos sabores. Com a gama de Enfrascados, José Júlio Vintém leva a cozinha alentejana a todo o país.
A ideia surgiu há oito anos, quando começou a ser frequente os comensais perguntarem se podiam levar para casa os petiscos alentejanos do Tomba Lobos, em Portalegre. “As pessoas adoram, os resultados têm sido muito bons”, explica o chef José Júlio Vintém, que volta a apostar na gama – agora alargada para oito sabores – dos seus Enfrascados, para potenciar a oferta, enquanto o seu restaurante não reabre, em junho.
Escabeches de perdiz e de fraca (galinha angolana), orelha de porco e salada de pato são alguns dos sabores que já existiam, aos quais chegam agora os novos pezinhos de coentrada, frango sacaninha com piripiri, e o chispe moreno, avinagrado. A versatilidade, aqui, é chave. “Basta pegar num garfo e comer do frasco, ou pegar nele e fazer um arroz ou uma empada”, conta Vintém. A ideia é ir adicionando novos sabores, ao sabor da estação, até porque “vem aí uma ótima época de legumes e produtos de caça”.
Os Enfrascados são entregues de norte a sul, via CTT, com encomenda por e-mail. Estes são produtos que farão parte de uma zona de mercearia fina, que o Tomba Lobos terá quando reabrir, à qual se juntam queijos, azeites e pimentões locais. NC
Produtos online
A nova mercearia do Tomba Lobos também terá morada na Web, podendo encomendar-se tudo pela loja online.
Longitude : -8.2245
Cordel, Coimbra
Hambúrgueres e sabores regionais
O chef Paulo Queirós reabriu o Cordel e criou uma mercearia no piso inferior. Vende produtos das regiões de Coimbra e de Trás-os-Montes e ainda serve hambúrgueres e petiscos.
O Cordel, do chef Paulo Queirós e da mulher, Eduarda Antunes, reabriu com uma mercearia no piso inferior, antes ocupado pela Hamburgaria Maneirista. Na nova Mercearia Portuguesa continua a haver hambúrgueres artesanais – de carne marinhoa, frango e vegetariano -, a que se somam petiscos. Os armários estão recheados de produtos das regiões de Coimbra e Trás-os-Montes, muitos dos quais já eram usados na cozinha daquele restaurante de cozinha tradicional atualizada. Há queijos, enchidos, mel, arroz, bolos artesanais, doçaria conventual, vinhos, licores e até sabonetes.
Para a mesa vão desde saladas coloridas até tábuas com queijos (do Rabaçal, em Penela, à Serra da Estrela, passando por Alfândega da Fé) e enchidos (como maranho, botelo, azedo, farinheira ou chouriço de cebola). O espaço também funciona em regime de takeaway e com entregas ao domicílio, disponibilizando, inclusive, refeições para refrigerar. CF
Terraço com vista
O Cordel fica na margem esquerda do Mondego, entre o clássico Portugal dos Pequenitos e o renovado Convento São Francisco, que oferece vistas de postal sobre a cidade – assim como o restaurante, munido de terraço no primeiro andar.
Longitude : -8.435694061763002
Outras mercearias a visitar
Il Mercato, Lisboa
Uma casa com massas frescas e vinhos italianos
Depois de tornar os seus Come Prima e Forno d’Oro em referências na cozinha italiana em Lisboa, o chef Tanka Sapkota abriu um terceiro restaurante, o Il Mercato, perto das Amoreiras, com uma grande zona de mercearia, só com produtos italianos. Agora em regime de entrega e takeaway, basta escolher entre mais de 20 variedades de massas frescas feitas na hora, para cozer em casa, e molhos, charcutaria, vinhos, farinhas, azeites e queijos, incluindo a incontornável mozzarella di búfala. NC
Longitude : -9.15528560000007
Mercearia Prado, Lisboa
Loja de bairro com pequenos produtores
Nasceu há dois anos, como complemento do restaurante homónimo liderado pelo chef António Galapito, e para reforçar a oferta de mercearias de bairro na zona da Sé de Lisboa. Pelas prateleiras, aposta-se nos pequenos produtores regionais e fornecedores do Prado, com vinhos naturais, frutos secos, uma dezena de queijos, conservas e zona de talho e peixaria. Nos produtos da própria casa, aposta-se em manteigas fumadas, massa de pimentão, caldos de carne e óleos de alho francês, coentros e rúcula. Para comprar na morada física ou na loja online, com entrega para todo o país. NC
Longitude : -8.2245
Mercearia Gadanha, Estremoz
Produtos gourmet com sabor a Alentejo
Antes de se tornar num restaurante obrigatório para se visitar no Alentejo, aliando uma visão contemporânea à tradição dos sabores e produtos regionais, esta casa já era uma mercearia fina. Foi há mais de uma década que a chef Michele Marques começou a vender, em Estremoz, produtos gourmet, como foco nos locais. À entrada do espaço, há uma seleção de chás, chocolates, azeites e queijos, e a garrafeira com centenas de referências acompanham-nos ao longo de todos os espaços do restaurante. Para comprar em regime de takeaway ou provar na esplanada da Gadanha. NC
Longitude : -7.588322699999935
Maria Dentada, Porto
A quarentena trouxe uma MerceMaria
A cafetaria-restaurante Maria Dentada reabriu, no edifício do Automóvel Clube de Portugal, na Baixa do Porto, com atualizações. Agora tem uma “MerceMaria” com rissóis, bolachas, granola, sopa, pratos individuais e outros produtos pré-confeccionados por Sofia Eggers e Sofia Domingues, para takeaway ou entrega ao domicílio. As encomendas devem ser feitas com 48 horas de antecedência.
A oferta pretende ser distinta e prática, explica Sofia Eggers, adiantando que os produtos não estão 100% terminados, ainda passam pela mão do cliente em casa, o que dá uma maior sensação de segurança. As tartes, por exemplo, podem ser entregues frescas ou congeladas. O mesmo para os rissóis de berbigão, de pescada com coentros ou de grelos salteados com alheira, um produto novo e com ampla saída – assim como a sopa de lentilhas e caril; ou o bolo de queijo feta, manjericão e azeitonas pretas. CF
Longitude : -8.2245