Estarreja: vem aí um fim de semana com atividades grátis na ria

O stand-up paddle é uma das formas de desfrutar da ria. (Fotografia: DR)
A Estação Náutica de Estarreja recebe, a partir de amanhã, uma série de atividades gratuitas para dar a conhecer a ria de Aveiro nos campos turístico, cultural e ambiental. O fim de semana náutico, que se estende até domingo, envolve experiências de caiaque e stand-up paddle, mas também workshops, concertos e saídas de campo.

São vários os parceiros reunidos nesta iniciativa, com coordenação da Câmara Municipal e epicentro no Cais do Esteiro de Salreu – um dos polos da Estação Náutica, onde funciona o Centro de Interpretação Ambiental da BioRia. O programa compreende atividades tão distintas como uma visita ao estaleiro de construção naval do Mestre António Esteves ou uma ação de voluntariado para limpar as margens da ria. São de acesso gratuito, mas sujeitas a inscrição prévia. E pensadas para todos.

O primeiro dia, dirigido a instituições de apoio a pessoas com deficiência ou necessidades especiais, compreende desportos náuticos adaptados, como stand up paddle, voos de parapente, passeios de caiaque ou passeios de veículo elétrico pelo BioRia. Isto com o contributo da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual e dos parceiros da Estação Náutica (Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Picapeixe e Power2flly).

No sábado e no domingo, há uma variedade de propostas, englobando desde experiências de canoagem até concertos e exposições. Algumas atividades já atingiram o limite de inscrições, caso dos passeios de moliceiro e do workshop de pintura tradicional dos painéis desse barco característico da região. Mas há muito mais para ver e fazer, tendo como fim último descobrir a beleza – e demais riquezas – daquele ecossistema.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend