Estarreja: neste fim de semana, há visitas performativas à Fábrica da História

O espetáculo, em formato de visita guiada, é gratuito, mas sujeito a inscrição. (Fotografia: DR)
No lugar da antiga Hidro-Eléctrica de Estarreja – Fábrica de Descasque de Arroz, vai nascer um museu, com restaurante, para preservar as memórias da cultura do arroz no concelho. A Fábrica da História ainda não está a funcionar, mas abre portas ao público, para visitas performativas gratuitas, já neste sábado, na rua Dr. Dionísio de Moura.

Recentemente, a vereadora da Cultura da Câmara de Estarreja, Isabel Pinto, disse aos jornalistas que esperava inaugurar ainda neste ano a Fábrica da História, com um circuito museológico ancorado em novas tecnologias e um restaurante virado para o Baixo Vouga lagunar. Isto sem perder de vista o passado do edifício, onde funcionou, há mais de 30 anos, uma fábrica de descasque de arroz.

Ora, para saber mais sobre o projeto, nada como assistir à produção que a Casa da Esquina leva a cabo, no próximo fim de semana, naquele lugar, encostado à linha férrea. O espetáculo, com texto e direção de Ricardo Correia, “é um projeto de teatro, em forma de visita guiada, que percorre numa linha de tempo os espaços da futura Fábrica da História – Arroz em Estarreja”, fez saber a associação cultural, com sede em Coimbra.

A fábrica foi desmantelada após o fecho, pelo que não existem máquinas à vista, apenas memórias.
(Fotografia: DR)

As visitas performativas realizam-se no sábado, em três horários (11h, 15h e 17h); e no domingo, às 11h. O acesso é livre, mas sujeito a inscrição.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend