Esta semana fomos ao rio Vez, a Estremoz e Condeixa-a-Nova

Esta semana fomos ao rio Vez, a Estremoz e Condeixa-a-Nova
Fique a saber o que fizeram os jornalistas da Revista Evasões durante a semana passada.

01. Passear pelo rio Vez

A promessa de um domingo soalheiro foi pretexto mais do que suficiente para planear um fresco passeio pelas margens do rio Vez. Trilhos, carreiros e passadiços de madeira compõem os 32 quilómetros da ecovia, mas ainda que o percurso até ao Sistelo seja belíssimo, a opção de ficar pela vila de Arcos de Valdevez também se revela acertada. O recuperado Paço de Giela, ali muito perto serviu como defesa fronteiriça na Idade Média e é um dos locais a visitar. Mas só depois de almoçar uma generosa travessa de arroz de feijão tarrestre.

 

02. Ao Museu de Estremoz

Em terra de mármore, a geologia é prato forte. Seguindo o princípio fundador de que se pode ser pedagógico e divertido sem deixar de ser cientificamente exato, este museu da rede Ciência Viva convida miúdos – e não-tão miúdos – a olhar o mundo com outros olhos. A começar pela aparentemente insignificante pedrinha que se pontapeia sem pensar, e que por cá há de andar a levar pontapés por mais uns milhões de anos. Para a mente da pequena Alice, de 7 anos, foi arrebatador. Para a do pai, mesmo com 41, também.

 

03. Ver as Buracas do Casmilo

O património de Condeixa-a-Nova não se esgota nas célebres ruínas romanas de Conímbriga. Há mais para ver neste concelho às portas de Coimbra, e exemplo disso são as Buracas do Casmilo, «as bocas da serra». Este monumento natural da serra de Sicó, na freguesia de Furadouro, tanto atrai praticantes de orientação, montanhismo e escalada como simples apreciadores da natureza. Bem perto ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Círculo, um santuário que é palco de romarias e serve como miradouro – lá de cima, avistam-se as paisagens cársicas do Vale das Buracas, os campos do Mondego e outras belezas.

 

Leia também:

Sistelo: Junto ao rio Vez sobre caminhos de madeira
Estremoz: Um refúgio onde até se pode dormir ao relento
Natureza, animais, vinhos e café numa herdade em Campo Maior




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend