A iniciativa nasceu há uma década e continua a mostrar sinais de crescimento. A 11.ª edição do Concurso Queijos de Portugal regressa esta quinta-feira, dia 10 de outubro, e prolonga-se até amanhã, dia 11, com provas a decorrer em Tondela. Durante dois dias, 25 jurados vão avaliar um número recorde de queijos inscritos – 210 no total – e eleger os melhores queijos nacionais do ano, de norte a sul do país, e em várias categorias.
Este ano, elevam-se a 23 as categorias deste concurso, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios. Novos Sabores Frescos e Queijo de Ovelha Amanteigado são as duas secções novas em 2019. Veja em baixo todas as categorias.
O leque de jurados, que fará a avaliação em regime de provas cegas, vem do setor queijeiro, organismos de controlo e certificação, ensino, restauração, comunicação social, distribuição e gastronomia. Os vencedores serão posteriormente anunciados, no dia 28 deste mês, durante a cerimónia de prémios em Lisboa, inserida na feira Grandes Escolhas Vinhos & Sabores, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.
Categorias do Concurso Queijos de Portugal 2019:
Queijo Fresco (5 categorias): Vaca, Ovelha, Cabra, Mistura e Atabafado
Requeijão (4): Vaca, Ovelha, Cabra e Mistura
Flamengo (1)
Vaca (2): Cura Normal e Cura Prolongada
Ilha (1)
Ovelha (3): Cura Normal, Cura Prolongada e Amanteigado
Cabra (2): Cura Normal e Cura Prolongada
Mistura (2): Cura Normal e Cura Prolongada
Para Barrar (1)
Novos Sabores (2): Novos Sabores e Novos Sabores Frescos