Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta praia em Ovar fica entre o mar e a floresta

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma estrada de alcatrão divide a floresta a meio, para poente e para nascente, paralela à linha da costa entre Esmoriz e o Furadouro, sente-se o mar bem perto, o barulho das ondas e o cheiro a maresia não enganam. A praia há de aparecer não tarda. Corte à direita para quem vem de norte, à esquerda para quem circula a sul, mais uns metros de caminho e a praia de São Pedro de Maceda surge em frente, ali, na sua simplicidade. É uma pérola no litoral vareiro, uma das praias mais selvagens do concelho de Ovar, quase um segredo. Óbvia para uns, desconhecida para muitos, batizada com o nome do padroeiro da vila de Maceda.

Mar a perder de vista, uns dias mais calmo que quase parece um rio, outros mais revolto e agitado, porque assim são os humores do Atlântico, quase sempre a puxar para um mergulho naquelas águas ora frias, ora mornas. É uma zona procurada por surfistas, pelas ondas e pela tranquilidade à beira-mar.
O areal é generoso, convida a estender a toalha e a aproveitar o tempo e o sol numa praia afastada de uma marginal de cimento de centro urbano. Entre o mar e a floresta, a praia de Maceda tem espaço para banhistas e vistas para outros areais um pouco distantes, de Cortegaça a norte, do Furadouro a sul. Ali perto, instalada na mata, está a base aérea de Maceda e, de vez em quando, há aviões no ar.

O acesso é feito por um passadiço de madeira, animais são proibidos, há caixotes para separar os lixos, bandeira azul e nadador-salvador. Cá em cima, de um lado, parque de estacionamento, do outro um pequeno parque infantil e um bar de praia com esplanada, refeições leves, gelados, bebidas, e que, volta e meia, organiza recolhas do lixo que o mar arrasta para a areia. Ali bem perto, na floresta à margem da estrada, há mesas e bancos para piqueniques.
Quem a conhece há anos, sabe que o mar avançou, que conquistou terreno à areia, que engoliu muitos metros, que a mingou. A floresta era bem maior, as dunas também, os dois campos de terra batida, um de cada lado da estrada, desapareceram. As feridas da erosão costeira notam-se. Mesmo assim, a praia preserva um encanto difícil de explicar. É um tesouro para quem aprecia essa junção de mar, areia e floresta.

Parar, comer e beber no Buçaquinho

O Parque Ambiental do Buçaquinho, entre Esmoriz e Cortegaça, tem lagoas, parque infantil, ervas aromáticas, árvores e esquilos, muitos espaços para estar e relaxar, andar de bicicleta, caminhar com Natureza à volta, subir à torre de observação para contemplar fauna e flora. Tem uma cafetaria com esplanada que serve tostas, torradas, sumos naturais, tábuas de queijos e enchidos, pequenos-almoços e brunchs, refeições leves.

Dormir com vista para o mar

O Furadouro Boutique Hotel Beach & Spa, no Furadouro, está na primeira linha da frente de mar. Ambiente descontraído, espaços amplos e com muita luz, claraboias no piso superior, piscina interior. É um hotel Bike Friendly, tem bicicletas à disposição para partir à descoberta.

Bolas de berlim na praia

(Fotografia: DR)

As bolas de Berlim Bolinha. Come têm espaço físico na Avenida da Praia de Esmoriz e há dias em que são vendidas na praia de Maceda. Diversidade não falta. Bolas com creme tradicional, sem creme, com frutos vermelhos, ovos moles, maçã com canela, abóbora com noz, entre outros sabores. Com ou sem cobertura e várias opções de topping.

Pedalar na Ecopista do Atlântico

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

São 10 quilómetros pela zona florestal, entre Esmoriz e Furadouro, e que passa junto à praia de Maceda. Para fazer de bicicleta ou a pé. Meia hora a pedalar, mais um pouco a caminhar. O circuito não é sempre igual. É passeio por passadiços, betão, terra batida. Dá para fazer desvios pela floresta ou uma paragem para um mergulho no mar.