Esposende: nesta rua pedonal há um mundo de sabores

Na Rua 1.º de Dezembro já passaram autocarros, mas hoje é a pé que se descobre as suas riquezas. Aqui há um palacete assinado por um arquiteto de renome, esculturas de chocolate, cocktails e comida de várias latitudes.

É das ruas mais antigas de Esposende. Surge como Rua Direita em documentação do século XVII, e muitos a conhecem ainda por esse nome. Posteriormente, foi apelidada de Rua Veiga Beirão, até receber a atual designação: 1.º de dezembro, data da restauração da independência.

Hoje, é uma via pedonal com diversos estabelecimentos comerciais, alguns deles com décadas, outros acabados de abrir. Ao percorrê-la, tanto se encontra livros, bicicletas e artigos para bebé como bolos, bombons e esculturas de chocolate, e ainda cocktails, pizas, hambúrgueres, tacos e demais sabores do Mundo.

Esta é também a morada de um dos mais emblemáticos exemplares da arquitetura dos chamados brasileiros de torna viagem, que partiram de Esposende para o Brasil e regressaram enriquecidos.

Trata-se do Palacete de Valentim Ribeiro da Fonseca, um edifício estilo arte nova mandado erguer, no princípio do século XX, por Ribeiro da Fonseca, que fez fortuna no Brasil, mas nunca perdeu de vista a sua terra natal. O desenho desta sua residência encomendou-o ao conceituado arquiteto Miguel Ventura Terra. Admirar-lhe os pormenores é mais uma razão para parar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Esposende: um mundo de comida «instagramável»
Esposende: natureza, património e comida do mundo
Em Esposende, mantém-se viva a arte das cestas de junco

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend