Esplanadas em Guimarães, Braga e Coimbra para aproveitar o bom tempo

A Favorita (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
Em Coimbra, Guimarães e Braga há quatros reaberturas cheias de sabor a não perder na próxima segunda-feira.

A FAVORITA
Rissóis famosos numa esplanada soalheira

(Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens)

Os salgadinhos caseiros, como os bolinhos de bacalhau, as frigideiras e as empadinhas de carne, são a especialidade desta casa na esquina da Rua de São Marcos com o Largo Carlos Amarante. Mas n’A Favorita também brilham os doces que recheiam a montra numa seleção variada: casadinhos, húngaros, tíbias. Nas vitrinas e prateleiras, descansam ainda garrafas de vinho do Porto, embalagens de biscoitos Paupério, amêndoas e chocolates. Esta pastelaria emblemática, bem no coração da cidade, é uma das mais antigas de Braga – os primeiros registos datam de 1935 – e tem vindo a passar de geração em geração, conservando o espaço e o serviço de sempre. Em dias soalheiros, a esplanada é uma das mais concorridas da zona, por ser banhada pelo sol até ao final da tarde.

A não perder
Os rissóis de carne (e os de camarão) têm fama de serem “os melhores da cidade”. São a especialidade da casa, e acompanham bem com uma cerveja ou até um copo de vinho.

LÁ & CÁ – ARTES E DELÍCIAS
Petiscos brasileiros à porta de museu

(Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)

Os sabores do Brasil e os produtos de Portugal fazem dupla nesta confeitaria instalada na Plataforma das Artes e da Criatividade, que além de doces e petiscos tem portas abertas para um museu. A ampla esplanada está de frente para o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, que em breve também voltará a receber visitantes. Ao comando desta fusão transatlântica está um casal que se deixou conquistar pela cidade-berço, Paulo e Paula Muzetti. Coxinha de frango, empadas e tortas de palmito, pão de queijo, pastéis de forno e outros salgadinhos que Paulo confeciona todos os dias, juntam-se a vinhos e louça portuguesa. Tudo convive harmoniosamente num espaço que é tanto de “Lá” como de “Cá”.

A não perder
Nos doces da casa sobressaem os brigadeiros e, além da receita clássica de chocolate, há mais de uma dezena de variedades: doce de leite com coco queimado, churros, chocolate branco e até limão.

CORDEL
Comida de chef e vista sobre o centro histórico

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

Com vistas para o Convento de São Francisco e o casario que sobe até à Torre da Universidade, a esplanada do Cordel vai reabrir com algumas novidades na carta, uma carta específica para lanches e os já famosos brunches de fim de semana. O chef e proprietário Paulo Queirós informa que a carta estará mais focada em
peixe grelhado e pratos mais frescos que remetem para o mar, como o robalo com favas, creme de abóbora e salicórnia. Para entrada, destaque-se a arrufada de Coimbra com creme de camarão e folhas verdes, a sopa do mar com algas, e para sugestão vegetariana o cuscuz com legumes grelhados, molho de tomate e tomilho do campo.

A não perder
Para adoçar o fim da refeição, o chef destaca a papaia com chocolate branco e lima.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend