Cerveja artesanal e música em Marvila
Já é uma tradição no início do ano, no bairro cervejeiro por excelência de Lisboa. A 11 de janeiro, chega a Marvila mais uma edição de Ouro Incenso e Birra, o festival que junta cerveja artesanal e música ao vivo nos espaços que compõem o Lisbon Beer Department (Musa, Dois Corvos e Fermentage), e com cariz solidário: a venda de copos reverte para a associação Porta Amiga de Chelas, que apoia pessoas em situação de dificuldade, isolamento e/ou exclusão social. No palco, os momentos musicais ficam a cargo de nomes como Glockenwise, Surma, Sunflowers, Bad Tomato, Maria Reis e Benjamin, entre outros. Este ano, há uma nova cerveja para provar, feita em colaboração com as três casas, uma Winter Ale com notas de frutos secos, casca de laranja, cacau e avelã. O acesso ao festival, que começa pelas 13h e se prolonga até início da madrugada, é livre.
Teatro e xilogravura japoneses em exposição
O Museu do Oriente, em Alcântara, dá-nos mais uma razão para começar 2025 de uma forma cultural. A sua exposição “O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa”, focado na relação entre duas artes emblemáticas da identidade nipónica (a xilogravura e o teatro popular Kabuki), foi prolongada e está patente até 2 de fevereiro. Com 91 estampas e 11 objetos do acervo da Fundação Oriente, nunca até aqui apresentados, esta exposição mostra como é o teatro Kabuki dentro e fora de palco, a preparação dos atores e a sua evolução desde o século XVIII ao XX. Instrumentos musicais, trajes, perucas e reproduções do que era a típica refeição no teatro são alguns dos restantes elementos explorados. O bilhete custa oito euros e a exposição visita-se entre as 10h e as 18h, todos os dias (exceto segunda). Sextas, até às 20h.
Aprender a fazer Bordado de Guimarães
Durante três sábados de janeiro, a Loja Oficina, a morada física da cooperativa cultural homónima situada no centro histórico da cidade-berço, organiza um ateliê aberto para ensinar a prática do Bordado de Guimarães, uma arte tradicional vimaranense que foi certificada em 2010. Entre as 15h e as 18h, na porta 132 da Rua Rainha D. Maria II, partilham-se técnicas de bordado em linho e os pontos mais característicos deste saber-fazer manual. A utilização de seis cores (vermelho, azul, bege, cinza, branco e preto), usadas de forma isolada e o uso de 21 pontos – entre estes, o ponto canutilho, o “mais versátil e essencial”, revela a Oficina – tornam-no num bordado singular, nestas três tardes ensinado por Sameiro Fernandes. Fundada há 35 anos, a Oficina explica em comunicado que esta iniciativa “procura estimular várias gerações, incluindo as mais novas, para abraçar as artes e ofícios tradicionais que produzem obras tão distintas e procuradas”. As inscrições nos ateliês abertos da Loja Oficina têm o valor de 15 euros e podem ser feitas no site oficina.bol.pt.
Uma oficina de taipa no Alentejo
Em Vila Nova da Baronia, a sede da Spira Lab, que promove ao longo do ano um leque de atividades ligadas ao património cultural alentejano, organiza em fevereiro uma oficina teórico-prática de técnicas tradicionais de construção, com enfoque na taipa. Acontece na porta 40 da Rua 5 de Outubro durante três dias, de 21 a 23. A iniciativa, pelas mãos de Miguel Ferreira Mendes, “proporciona um primeiro contacto científico e prático com a construção em terra, abordando aplicações, detalhes arquitetónicos e caracterização da matéria-prima em questão”, explica a Spirit Lab. O programa inclui jantar convívio e os preços variam: 30 euros (residentes no concelho de Alvito), 180 (participantes de sessões anteriores) e 215 (público geral). A estadia é gratuita, em casa partilhada, para os cinco primeiros inscritos. As inscrições fazem-se no site lab.spira.pt.
Noites de bingo e drag queens
Estão de volta ao bar do Upon Angels, alojamento que abriu no ano passado nos Anjos, em Lisboa, as noites que juntam jogos de bingo e espetáculos de drag queens. A iniciativa Angels Drag Bingo é mensal e a próxima edição acontece a 10 de janeiro, a partir das 21h. Cada noite destas tem um tema alusivo e o próximo será “Divas pop”, onde se enaltecerão algumas das mulheres mais importantes na indústria da música. O Upon Angels promete “um serão cheio de energia, brilho e atitude”. A seguir a esta, a próxima Angels Drag Bingo tem data marcada para 7 de fevereiro, em antecipação do Dia dos Namorados, com o tema “Cupidos em peruca”. O bilhete custa 10 euros e as reservas fazem-se pelo 210732230 e pelo [email protected].