Entre caves de vinho e areais: cinco programas para os próximos dias

Caves Cockburn's. (Fotografia: DR)
Vindimas feitas, sucedem-se os eventos dedicados ao vinho, desta vez com paragens em Lisboa e São Miguel de Acha. Em Vila Nova de Gaia janta-se entre pipas, mas o protagonismo é partilhado com fruta da época. E caminha-se, muito, pela praia e no coração da cidade.

Um menu em Gaia dedicado à castanha

Os jantares A La Mesa, nas caves Cockburn’s. (Fotografia: DR)

Os jantares “A La Mesa” têm regresso marcado às caves da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia, com a quarta edição a 8 e 9 de novembro, pelas 19h30. A casa de vinhos do Porto, propriedade da família Symington, volta a colocar junto às suas pipas uma mesa exclusiva para 60 comensais. O São Martinho serve de principal inspiração à ementa, já que todos os pratos são confecionados com castanha, num menu de seis momentos, em formato sinérgico, pelas mãos de três chefs: Maurício Ghiglione (do restaurante Belos Aires), João Magalhães (Pata Gorda) e João Pupo Lameiras (Bacalhau, Muro do Bacalhau e Ro). Os pratos só são revelados no próprio dia, harmonizados com vinhos exclusivos da casa, que serão apresentados nestas noites pela primeira vez.

O menu custa 80 euros e já só há bilhetes para dia 8 em eventbrite.pt. A entrada faz-se pelas traseiras das caves, na Rua Dona Leonor de Freitas.


Celebrar o Dia do Mar com caminhadas a Oeste

Praia da Formosa, em Santa Cruz. (Fotografia de Sara Matos)

Em antecipação de mais um Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, o CNS Santa Cruz – Movement and Nature House, alojamento inaugurado este verão junto à Praia de Santa Cruz e à Praia Azul, e situado numa propriedade de 12 hectares, acaba de disponibilizar aos seus hóspedes quatro trilhos pedestres que potenciam a sua localização costeira privilegiada. Rota da Praia da Mexilhoeira, Rota da Foz, Quinta da Areia e Praia Azul e Praia da Formosa são os quatro percursos – dois dos quais circulares – que ligam o alojamento aos areais vizinhos com acesso direto, oscilando entre os cinco e seis quilómetros de distância e chegam aos 125 metros de altitude. Dunas, passadiços e o rio Sizandro são alguns dos cenários que acompanham estas caminhadas.

Mais informações sobre o novo alojamento de Santa Cruz em cnssantacruz.com.


Vinhos e licores à prova na Beira Baixa

São Miguel de Acha recebe mais um Festival de Vinhos e Licores. (Fotografia: DR)

Durante dois dias, a aldeia beirã de São Miguel de Acha está em festa, com o regresso do Festival de Vinhos e Licores a esta localidade do concelho de Idanha-a-Nova, a 9 e 10 de novembro. A 10.ª edição do certame junta um programa variado a partir das 11h de dia 9. Neste primeiro dia, há prova de vinhos e licores, mercado de produtos regionais e biológicos, atuações de grupos de bombos, visita às adegas presentes no festival, prova de soventre (uma especialidade da aldeia feita à base de porco), concertos e um encontro de poetas na Junta de Freguesia (com homenagem aos versos de Camões e de João Alberto Bentes). No domingo, dia 10, um percurso pedestre pelas vinhas da zona reinicia os festejos, a partir das 9h, seguindo-se animação de rua, atuações de grupos de cantares tradicionais, um magusto, uma tertúlia à volta do vinho na Junta de Freguesia e a atribuição dos prémios do 10.º Concurso de Vinhos e Licores Tradicionais.

A caminhada é a única atividade paga e que requer inscrição prévia, pelo 965008350 ou pelo e-mail [email protected]. Custa 12 euros/pax e inclui almoço e brinde.


Uma visita guiada na Baixa de Coimbra

O Cemitério da Conchada. (Fotografia: Bruno Pires)

Na tarde de sábado, uma visita guiada vai juntar arte cemiterial e património religioso na Baixa de Coimbra. “Romaria da Conchada ao Panteão” é a atividade que acontece a partir das 15 horas de 9 de novembro, com orientação do historiador João Santos Costa. O percurso inicia-se no Cemitério da Conchada e debruça-se sobre a sua história, arquitetura e escultura, seguindo-se depois uma ida ao Mosteiro de Santa Cruz. No final, o restaurante No Tacho acolhe os participantes para uma degustação de produtos regionais. A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra organiza a visita guiada, que pretende “trazer públicos à Baixa de Coimbra e ao seu comércio, através do destaque do património próximo desta zona da cidade e que pode ser visitado a pé”, explica em nota enviada.

O preço da visita guiada e degustação é de 12 euros. As reservas fazem-se pelo e-mail [email protected] ou pelo número 914872418.


Brindar aos 25 anos de Essência do Vinho

Essência do Vinho volta de 9 a 11 de novembro.

Junto ao Tejo, o Centro de Congressos de Lisboa volta a servir de palco para uma edição especial de Essência do Vinho – Lisboa, o evento da Revista de Vinhos que soma 25 anos. Um quarto de século que se comemora com prova livre das novidades dos vinhos nacionais e internacionais, voltando a haver este ano um espaço dedicado aos vinhos de baixa intervenção – o Mundo Natural. Além disso, o programa inclui masterclasses, provas comentadas, conversas com sommeliers e zonas de comida. O evento acontece de 9 a 11 de novembro, sendo os primeiros dois dias abertos ao público (15h às 21h) e o último dia gratuito e reservado a profissionais do setor (11h às 18h).

O programa detalhado e a bilheteira estão em essenciadovinho.com/eventos-lisboa. O bilhete diário fica a 15 euros e o passe de dois dias fixa-se nos 25 euros.




Ler mais







Send this to friend