Uma semana para celebrar o café no Porto
Decorre de 1 a 6 de outubro a Porto Coffee Week, um festival com espaço para provas de café, palestras e oficinas, com a presença de convidados nacionais e internacionais. De 1 a 3, o evento semeia workshops em oito pontos da Invicta: Protest Kitchen, Cru, Baco, abcoffee, SO Coffee Roasters, Apuro, von&vonnie e Borboleta. No fim de semana, de 4 a 6, a ação muda-se para a Alfândega do Porto, onde um Coffee Market terá ingressos entre os 8 e os 100 euros. Os visitantes recebem uma chávena, utilizável em provas de café ilimitadas levadas a cabo por 20
torradores. Vendem-se equipamentos, haverá uma zona de comida (com matéria-prima d’A Padoca, O Bicho, Café Passaporte, Ongo e Barona) e decorrerão algumas competições.
Bilhetes à venda em portocoffeeweek.pt
O peixe e o marisco de uma nação valente, imortal
A Doca da Marinha, em Lisboa, é palco da estreia do festival Heróis do Mar, dedicado aos sabores lusos no peixe e marisco. Acontece de 3 a 6 de outubro, com a presença de restaurantes e um leque de atividades que contempla demonstrações de cozinha ao vivo, aulas, tertúlias, provas comentadas, mercado de produtos, banquetes e concertos. Comer-se-ão propostas d’As Esquinas de Vítor Sobral, Epur by Vincent Farges, Justa Nobre, Kanazawa (de Paulo Morais), Kiko Martins, Marlene Vieira, Real Marisqueira Nunes, Maré (de José Avillez), Pica Pau e Vítor Adão. Pela equipa internacional jogarão os chefes Moreno Cedroni, Quique Dacosta e Rafael Costa e Silva. O acesso ao recinto vale 5 euros, as degustações oscilarão entre os 5 e os 20 euros. Abre portas às 17 horas (dias 5 e 6 arranca às 12) e encerra à meia-noite.
Mês de espaços de liberdade na arquitetura
O Mês da Arquitetura da Maia (MAM) assenta a edição de 2024 nos 50 anos do 25 de Abril. De 5 de outubro a 3 de novembro, no Fórum da Maia, poderá ser vista a exposição “O que é um espaço de liberdade?”. O título da mostra foi também o desafio que os seus curadores, Ana Resende e Nuno Melo Sousa, colocaram a 50 arquitetos de 35 países de todos os continentes. À questão, os participantes responderam com um texto, acompanhado por imagens, desenhos, vídeos, sons ou objetos. Álvaro Siza é um dos convidados. O programa paralelo é composto de oficinas para todas as idades, visitas guiadas e o lançamento do catálogo da exposição. O MAM é visitável todos os dias, das 10 às 22 horas, com entrada livre.
Conhecer a serra da Lousã, pé ante pé
Acontece de 4 a 6 de outubro a segunda edição do Festival de Caminhadas da Serra da Lousã, com sede em Castanheira de Pera. Dia 4 é reservado à receção aos participantes (80 é o número máximo). A manhã de dia 5 disponibiliza quatro opções de rotas, de quilometragem e grau de dificuldade diversificados; enquanto a tarde pode ser dividida entre canoagem, concertos, jogos tradicionais, seguidos de magusto, uma Caminhada da Janta e jantar convívio. A 6, as quatro caminhadas disponíveis acontecem dentro e fora de água, tudo terminando com um almoço convívio e a apresentação do Walking Weekend Pampilhosa da Serra 2025, evento congénere deste Festival de Caminhadas. Participar custa entre 35 e 70 euros.
Inscrições em festivaldecaminhadas.pt
Nesta feira, cai a folha e faz-se a festa
A Feira Nova de Outubro é um clássico de Alcácer do Sal com quase 250 anos. A edição deste ano decorre no fim de semana de 4 a 6 de outubro no Parque Urbano 25 de Abril, que estará ocupado por expositores com artesanato, vestuário, calçado e produtos regionais, incluindo os primeiros frutos secos da época. Também marcam presença tasquinhas e, findo o jantar, música: Para Sempre Marco Paulo, Danni Gato e DJ Menasso (dia 4); Ivandro, Mizzy Miles e DJ Brat (5); e Soraia Ramos e DJ Heychef (6).