Em Guimarães comandam-se robôs e visitam-se estrelas

Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens
Numa antiga fábrica de curtumes no centro da cidade aprende-se sobre eletrónica, robótica, comunicações e outras áreas do saber, em exposições interativas que transformam os visitantes em verdadeiros cientistas.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães nasceu no final de 2015, com a reabilitação da Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, onde está instalado, na chamada zona de Couros. Daí o nome e a grande fatia de exposição dedicada a mostrar o processo de curtimento de peles tal como era feito no final do século XIX, para não deixar esquecer aquela atividade, que teve grande peso na cidade.

Mas não se fica por aí, que é afinal de ciência que se fala. E como tal, o complexo tem quase duas dezenas de módulos interativos sobre áreas do conhecimento como Eletrónica e Instrumentação, Robótica, Reciclagem, Engenharia ou Comunicações, para explorar em visitas guiadas que permitem ao visitante fazer experiências, como um verdadeiro cientista. Caminhar sobre a ponte para perceber a deformação que esta sofre com o peso, comandar um robô com a voz, ou partir numa odisseia pelo sistema solar são algumas das atividades para fazer ao longo do museu.

Curtir Ciência – Centro Ciência Viva
Rua da Ramada, 166. Tel.: 253510830
Web: ccvguimaraes.pt
Das 10h às 18h. Encerra ao domingo.
Entrada: 3,50 euros

 

LANCHAR
Gelataria Novità

Na Alameda de São Dâmaso, a poucos metros da zona de Couros, a gelataria Novità convida o cliente a criar o seu próprio sabor de gelado, que é depois feito na hora, ao balcão. Primeiro escolhe-se a base, de iogurte, leite, chocolate ou ‘zero’ (sem açúcar, glúten ou lactose) e depois acrescentam-se três sabores, de entre fruta fresca, chocolate, bolacha…, com mais de cinco mil combinações possíveis.

Alameda de São Dâmaso, 123
Das 13h às 23h30. Encerra à segunda-feira
Gelados a partir de 2 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend