Um ano de espetáculos de magia grátis em Coimbra, Condeixa e Montemor

O castelo de Montemor-o-Velho é um dos "Sítios mágicos". (Fotografia: DR)
Sítios Mágicos é o festival que leva, durante um ano, espetáculos e aulas de magia gratuitos a Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho. O projeto dirigido por Luís de Matos arranca já neste fim-de-semana.
Os municípios de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho vão ter, durante 12 meses, espetáculos de magia gratuitos, a realizar simultaneamente nestes três concelhos. O projeto, denominado “Sítios Mágicos”, com direção artística do mágico Luís de Matos, vai decorrer durante uma ano, com atividades que incluem “espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os melhores alunos das várias turmas de magia”, refere o município de Coimbra.

O projeto começa nos dias 24 e 25 de abril e pretende “dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais”. Logo no dia 24, pelas 09h, em simultâneo nos três municípios, decorrem as primeiras aulas das escolas de magia, seguidas de espetáculos com artistas internacionais, estando associadas visitas guiadas aos locais onde se realizarão as iniciativas. Em Coimbra, o primeiro fim de semana terá lugar no Convento São Francisco, em Condeixa-a-Nova no Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S) e em Montemor-o-Velho no Castelo.

A programação do primeiro dia.

As aulas e espetáculos deste domingo.

As escolas de magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados no 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, nas escolas dos respetivos concelhos. As inscrições, que podem ser feitas através do endereço eletrónico [email protected], estão limitadas a dez alunos por turma. Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, é necessária reserva, através da Ticketline. A programação completa das aulas e espetáculos pode ser consultada nas redes sociais, bem como nos sites das três autarquias.

Tendo em conta os efeitos negativos que a pandemia provocou na área da cultura, “este é mais um contributo” das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa e de Montemor para “a retoma das atividades culturais, depois de um longo período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da covid-19”. O projeto visa ainda promover a “imagem de uma região atrativa e segura” e permitir o “acesso à cultura” a todos os cidadãos, “criando novos públicos e um território mais inclusivo”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend