Duas semanas para celebrar Saramago e Pessoa nas ruas de Lisboa

Duas semanas para celebrar Saramago e Pessoa nas ruas de Lisboa
Ao longo de duas semanas, os Dias do Desassossego regressam às ruas de Lisboa para celebrar Saramago e Pessoa, com concertos, leitura de poesia, passeios, conferências e oficinas.

A literatura toma conta de Lisboa nas próximas duas semanas, com o regresso do festival Dias do Desassossego. A iniciativa arrancou este sábado, 16, dia do nascimento de José Saramago, e prolonga-se até 30 de novembro, dia da morte de Fernando Pessoa. Até lá, estão planeadas várias atividades, sob organização da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago, como concertos, conferências, passeios, workshops e recitais, para celebrar não só a língua portuguesa como a obra e legado destes dois escritores.

Esta terça, dia 19, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe a conferência internacional «Cada história conta», sobre inclusão e livros para crianças e jovens, organizada pelo Acesso Cultura, na qual profissionais do livro, leitores e educadores são convidados a debater a importância de cada história na vida de todos. É entre as 09h30 e as 18h00 e a entrada custa 30 euros.

Dois dias depois, o professor e investigador Pedro Eiras, autor de «Cartas reencontradas de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro», vai falar sobre Mário de Sá-Carneiro, «poeta na biblioteca particular de Fernando Pessoa», tendo por base a relação e interesse que os dois poetas tinham na obra um do outro, e na sua troca de cartas e textos. Será na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Campo de Ourique, às 18h30, com entrada gratuita.

«O que será» é uma oficina para crianças a partir dos seis anos, que decorre na manhã de dia 23, no Museu do Aljube, onde a ilustradora Ana Biscaia vai responder de lápis e pincéis nas mãos, com as crianças por perto, às questões: «O que é uma ilustração?», «Pode ser música? Pode ter heróis? Princesas? Reis? Juízes?». Entrada gratuita, pelas 10h30.

No mesmo dia à tarde, pelas 16h00, decorre na Fundação José Saramago a sessão de escuta do documentário sonoro «Puzzle de fronteiras», de André Cunha e Laura Romero, que é uma viagem sonora através de múltiplas fronteiras em redor da Catalunha e das suas várias raias, depois dos acontecimentos do outono de 2017. A entrada é livre.

No dia 24 de novembro, o cineasta João Botelho – que já traduziu em imagens textos de Fernando Pessoa/Bernardo Soares e José Saramago – conduz um passeio, com partida do Jardim do Príncipe Real, pelos locais que associa a estes dois escritores que viveram e circularam na cidade de Lisboa.

Para consultar mais informações e todo o programa desta edição dos Dias de Desassossego, que terminam com uma sessão de leituras de poesia contemporânea em diálogo com Fernando Pessoa, na Igreja de Santa Isabel, consulte o site oficial da iniciativa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend