Levado pelo mote “Refresh, Renew & Restart”, o hotel de quatro estrelas Memmo Baleeira, idilicamente situado numa falésia sobranceira ao porto de pesca de Sagres, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, preparou um programa de passagem de ano diferente do habitual pacote de alojamento com jantar de réveillon seguido de festa. Este ano, dando continuidade à promoção de um estilo de vida tido como mais saudável – já que tira todo o partido da proximidade com o mar e a natureza -, decidiu inspirar os hóspedes a recomeçar.
“Quisemos fugir um pouco ao programa tradicional, que por norma inclui apenas um jantar e a festa de fim de ano, e fazer um ao nosso estilo, mais calmo e introspetivo, de despedida deste ano, com grande foco na zona de Sagres”, começa por explicar à Evasões o diretor-geral Vítor Santos. A partir do programa, que aqui e ali incorpora algumas atividades promovidas no hotel com regularidade, mas que foi todo criado de raiz, a equipa do Memmo procurou os “perfis” de embaixadores mais adequados, chegando assim a um elenco de cerca de dez profissionais.
Cada um deles conduzirá uma atividade, empenhando toda a generosidade na partilha do seu próprio conhecimento. Alcançar um certo nível de rendimento físico, por exemplo, não vai ser, porém, o principal objetivo. “A ideia é que as pessoas possam inspirar-se, ganhar novos gostos e hábitos, e assim, quem sabe, comprometerem-se a concretizar, em 2025, alguns desejos não cumpridos”, exemplifica o responsável. O calendário estende-se de 26 de dezembro até ao dia 4 de janeiro e todas as atividades são opcionais (tendo, cada uma delas, um custo associado).
O programa “Refresh, Renew & Restart”, já anunciado em detalhe online, começará dia 26, às 9 horas, com uma atividade com o ultramaratonista Alexandre da Cruz. “Ele vai mostrar como se prepara para as maratonas, mas será um trilho simples, já marcado, com partida do hotel”, desvenda Vítor Santos. Nesse dia, às 16 horas, Andreia Maia dará uma aula sobre mobilidade, isto é, as melhores posturas de corpo a adotar no dia-a-dia. Já no dia 27 (com repetições às duas, quatro e seis da tarde de dia 28), André da Costa conduzirá um workshop de olaria local.
Pedro Sturken (na mobilidade e longevidade desportiva, em todas as idades), André Carvalho (num workshop de fotografia outdoor), Alex Botelho (num workshop sobre como se procede à preparação física e mental de um surfista capaz de galgar as ondas gigante da Nazaré, contra ventos, correntes e marés), David Boot (praticante de meditação e respiração em banhos de gelo), Nicolau (um produtor de mel local que revelará todo o processo do apiário até ao frasco), Carla Cabrita (numa caminhada botânica) e Andreia Maia (no mindfulness) também participam.
No último dia do ano, o Memmo Baleeira servirá, no restaurante Fornaria, um menu de jantar festivo – com versões de degustação e vegetariana disponíveis -, com bebidas incluídas, ao som da banda aveirense Moonshiners, que tocará músicas do estilo blues e fará a curadoria musical da restante festa, com DJ, até às primeiras horas de 2025. Uma ceia, com o tradicional caldo-verde, estará também disponível. “Para quem quiser festejar em silêncio, no Cabo de São Vicente, vamos ter uma caixa com champanhe e passas”, acrescenta o diretor-geral.
Na manhã de dia 1 de janeiro, quem se sentir capaz de participar no primeiro banho do ano – que é uma tradição enraizada em várias localidade do país -, na praia da Baleeira, mesmo em frente ao hotel, terá à disposição uma estação com itens de pequeno-almoço e café quente, assim como toalhas e roupão, para poder aquecer-se assim que sair da água. “Vamos ter essa logística preparada, para fomentar o convívio nessa manhã, também aberta à comunidade local de Sagres”, revela Vítor Santos.
Do grupo Memmo Unforgettable Hotels são também o cinco estrelas Memmo Príncipe Real, no bairro homónimo de Lisboa, e o Memmo Alfama, ambos com menus especiais para a passagem de ano. No primeiro, o jantar com bebidas incluídas (e champanhe francês Laurent Perrier La Cuvée Brut para brindar à meia-noite) custa 260 euros/pessoa, enquanto em Alfama o valor é de 160 euros/pessoa, com champanhe francês Moyat Jaury Guilbaud Tradition Brut. Ambos têm, também, menus especialmente criados pelo chef Jorge Fernandes, para o Natal.
Longitude : -8.2245
Longitude : -9.146008400000028
Longitude : -9.130675999999994