Dois anos depois, o Castelo de Leiria vai reabrir ao público

Dois anos depois, o Castelo de Leiria vai reabrir ao público
Castelo de Leiria. (Foto: CM Leiria)
Depois de ter fechado portas em 2019 para renovações, o Castelo de Leiria reabre ao público até ao verão, com elevadores de acesso, caminhos nivelados, anfiteatro ao ar livre e a Igreja de Santa Maria da Pena restaurada.

O Castelo de Leiria vai reabrir no primeiro semestre deste ano, depois de ter encerrado, em junho de 2019, para obras de reabilitação de alguns dos seus espaços, trabalhos que iniciaram quase em simultâneo com a criação dos acessos mecânicos ao monumento. Entre as renovações estão dois elevadores verticais de acesso no lado sul do monumento e um elevador em carril no lado norte, num investimento de 1,6 milhões de euros com apoio de 1,4 milhões de euros, explicou o município à Lusa.

Já a reabilitação urbana do núcleo amuralhado, castelo e envolventes, no valor de 1,9 milhões de euros, com financiamento de 1,5 milhões de euros, contemplou a Casa da Guarda, com diversas intervenções, as cisternas, consideradas um “importante arqueossítio” e tornando visitável o interior, e a Igreja de Santa Maria da Pena, que foi alvo de diversos trabalhos, de conservação e restauro, incluindo colocação de cobertura e vãos ou arranjos no adro e no acesso à Torre Sineira.

Ao nível dos arranjos exteriores, o Castelo vai ter um anfiteatro em pedra, para eventos ao ar livre, os caminhos vão ser nivelados e colocada calçada, e as áreas de repouso também vão ser objeto de intervenção. Está prevista, igualmente, a substituição de espécies vegetais degradadas por autóctones.

O Castelo de Leiria é a imagem de marca da cidade. (Foto: Ricardo Graça/GI)

À Lusa, a vereadora da Cultura, Anabela Graça, disse esperar um incremento do número de visitantes, “tendo em conta não apenas o facto de cada vez mais o Castelo de Leiria constituir uma grande atração da cidade e do concelho”, como também atendendo a que o seu encerramento “tem suscitado uma enorme curiosidade e expectativas por parte dos leirienses”. Entre janeiro e junho de 2019, o castelo recebeu 26.783 visitantes. Em todo o ano de 2018, tinham sido 71.449 e no ano anterior 84.694.

Anabela Graça adiantou que está a ser equacionada uma programação cultural que “deverá prever oferta educativa, cultural e de lazer, numa perspetiva integradora e abrangente de todo o núcleo amuralhado da antiga Cerca da Vila”. Exposições de longa duração e temporárias, roteiros culturais gratuitos, serviços educativos e espetáculos de artes cénicas ou performativas são algumas das iniciativas, assim como assinalar datas comemorativas ou a realização de eventos municipais, como o Leiria Medieval ou o festival gótico “Entremuralhas”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend