Documentários, desenhos animados e programas para viajar sem sair do sofá

Monte St. Michel, na Normandia. (Fotografia: Pxhere)
Eis os programas em destaque na televisão nos próximos dias.

# Merveilles de L’Unesco
Dia 23/02 | RTP1 | às 20h40
Uma excursão em seis episódios pelos edifícios mais sumptuosos alguma vez construídos pelo Homem e por locais naturais maravilhosos classificados como Património Mundial pela UNESCO. De obras-primas artísticas e arquitetónicas de Veneza, em Itália, ao palácio de Alhambra em Granada, Espanha, ou a joias culturais como as vertiginosas torres humanas da Catalunha, são visitados tesouros incomparáveis que contam não apenas a história do Planeta, mas também a da humanidade. Em cada episódio é visitado um país à descoberta da beleza intrínseca de locais notáveis que testemunham o modo como a história e a geografia os marcaram indelevelmente. Dá-se ainda a conhecer pessoas que trabalham apaixonadamente nos bastidores para resgatar esses monumentos excecionais. Uma jornada pelos locais mais poéticos da Terra para observar como está lentamente a mudar o paradigma no que diz respeito à nossa grande responsabilidade por esta herança que nos foi confiada e que, por sua vez, iremos legar.

# Grandes Mentiras: A Guerra do Iraque
Dia 19/02 | ODISSEIA | às 22h30
No dia 12 de setembro de 2002, George W. Bush garantiu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que o Iraque possuÍa armas de destruição maciça e que representava uma ameaça para os Estados Unidos, sobretudo através das suas ligações à Al Qaeda. “Temos informação, em primeira mão, sobre estas instalações da morte”, explicou Colin Powell, Secretário de Estado, diante da ONU. No entanto, era tudo falso. Uma invenção assumida pelo governo norte-americano serviu de desculpa para a invasão do Iraque, em 2003. Uma propaganda enganadora que teve um impacto geopolítico de magnitude máxima. Este documentário, inserido na série “Grandes mentiras”, explica o que aconteceu.

# Fábulas GastroNórdicas de La Fountain
Dia 21/02 | 24 Kitchen | às 13h52
Sara La Fountain dá a conhecer a culinária escandinava. Mostrar os pratos nórdicos mais típicos, mas também ensina a fazê-los dando um toque pessoal a cada um. Tudo com Helsínquia, Finlândia, como pano de fundo.

 

# Dragões: Em busca do desconhecido
Dia 22/02 | Biggs | às 22h00
Dos criadores de “Como Treinares o Teu Dragão”, uma série da DreamWorks que leva Hiccup e o Desdentado ao limite da aventura! Estas duas personagens e os outros Pilotos de Dragões montam acampamento longe de Berk e enfrentam velhos inimigos enquanto descobrem novos dragões. Para ver de segunda a sexta-feira, sempre às 21h00, e aos sábados e domingos, em jeito de maratona, a partir das 22h00.

# Supersentidos
Dia 24/02 | Odisseia | às 13h55
O que detetamos através dos nossos principais sentidos, a visão e o ouvido, é apenas uma ínfima parte da realidade. Na natureza há uma série de mundos invisíveis dos quais depende a sobrevivência de muitos animais. Penetraremos no mundo caleidoscópico de cores utilizado pelos insetos, conheceremos o linguagem de infrassons dos elefantes, a ecolocação, através de ultrassons, dos morcegos, os campos elétricos das raias para rastrear o fundo marinho e os detetores de calor das serpentes para gerar uma imagem visual do seu alvo.

# Onde Está o Wally?
Panda, de segunda a sexta-feira, às 17h30, e aos sábados e domingos, às 15h30 e 18h15
Baseada nos famosos livros de Martin Handford e com a chancela da Dreamworks, esta série segue Wally e Wenda, que viajam pelo mundo em missões na companhia do mentor “Mago Barba-Branca”.O rival, Odlulu, causa-lhes sempre alguns problemas, mas com muitas peripécias pelo meio, estes heróis acabam sempre por dar a volta à situação.

 

# Especial As Crónicas de Gumball: Eleições
Dia 20/02 | Cartoon Network | às 10h45
Os melhores momentos de Gumball enquanto ele procura um parceiro para concorrer às eleições de presidente da escola. E já sabes que o Gumball é único…

# Índia vista de cima
Dia 22/02 | National Geographic | às 22h10
Uma viagem pelos encantos naturais fascinantes da Índia: a terra das monções com 40 milhões de anos que alimentam homem e natureza, o deserto do Thar (onde as agentes enfrentam condições atmosféricas extremas para guardar a nação), uma civilização flutuante num lago, as pedras mármore de Bhedaghat, um lago cratera, o deserto branco (fornecedor de sal do país)e uma migração salva por uma aldeia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend