Lisboa: o que há para comer e fazer na Doca de Santo Amaro

Lisboa: o que há para comer e fazer na Doca de Santo Amaro
Neste que foi um dos primeiros espaços portuários devolvidos aos lisboetas encontra-se gastronomia de todas as latitudes e oportunidades de passeio por rio e mar, com a ponte como cenário.

Já lá vão quase 25 anos desde que os velhos armazéns portuários do Porto de Lisboa, em Alcântara, se revitalizaram numa nova e vibrante zona de lazer ribeirinha, até hoje procurada por lisboetas e turistas estrangeiros. Este generoso pedaço de terra frente ao rio, que até então abrigava somente embarcações, tornou-se um porto de recreio por excelência onde atracaram iates, veleiros e outras embarcações de lazer. Enquanto isso, nos armazéns em frente abriram restaurantes para todos os gostos, com pizas, pregos, hambúrgueres, sushi, peixe grelhado, boas carnes e cocktails. De dia, passeia-se a pé, a pedalar e em trotinetas alugadas; à noite, a música sobe e dança-se em discotecas. A Doca de Santo Amaro, a este da Ponte 25 de Abril, continua por isso a ser um porto muito procurado na frente ribeirinha de Lisboa.

 

01. Doca de Santo
Foi o primeiro restaurante a abrir na Doca de Santo Amaro. Carrega o peso da longevidade, mas nem por isso se deixou ultrapassar. A decoração foi renovada com um ar mais tropical e descontraído, e a carta também – entraram um risoto de cogumelos, um ceviche de salmão e um tártaro de atum, por exemplo -, ainda que alguns clássicos se tenham mantido. No Doca Lounge funciona um DJset de quarta a domingo, com cocktails e refeições mais leves.

02. Irish & Co
O estilo de vida boémio dos pubs irlandeses sente-se no sports bar Irish & Co, especialmente no interior revestido a madeira e decorado com banners desportivos e elementos náuticos. Muito procurado para ver competições de futebol, rugby e Fórmula 1 em grandes écrãs, também vale a visita pela carta renovada com fish & chips com bacalhau, asinhas de frango com molho barbecue, croquetes e calamares, a exemplo. Em frente tem uma esplanada.

03. Izanagi
Novidades não faltam neste restaurante de comida de rua japonesa aberto há quase um ano na Doca de Santo Amaro. Há agora mais propostas de sushi, robatas (grelhados) – de salmão, espargos, barriga de porco, bacalhau fresco e frango, por exemplo -, um menu de almoço a 10 euros e uma happy hour das 16h às 20h que oferece um cocktail de valor igual ou inferior na compra do primeiro. A cozinha é liderada pelo chef Daniel Rente.

04. Water X
A beleza de Lisboa, Cascais e Oeiras dá-se toda a conhecer a bordo das experiências da Water X, considerada um dos principais operadores náuticos da cidade, nas palavras do responsável João Mendonça. A empresa já opera há 17 anos – focado no mercado de empresas – e tem neste momento cinco barcos semirrígidos e três iates para fazer atividades tão diversas como transferes, ações de team-building, cocktails e jantares a bordo, entre outras. Na marina, tem um terraço de apoio para os clientes.

05. Capricciosa
Há sete anos que as pizas da Capricciosa atracaram nas docas. A carta é a mesma de todos os outros espaços da marca e destaca, em cada uma das mesas, a oferta de novas pizas com massa integral. As pizas, de resto, são feitas com farinha 00, em forno a lenha, e levam ingredientes italianos. Também há massas, saladas e outras especialidades. O espaço é ideal para grupos e tem uma decoração de inspiração balnear.

06. 5 Oceanos
A banca de pedra à entrada, repleta de peixe e marisco frescos, é a primeira montra interior do 5 Oceanos, aberto há 13 anos nas Docas de Santo Amaro. Escolhido o peixe que se quer comer, basta esperar que chegue à mesa – a maioria, grelhado. “Aqui não há especialidades. É tudo bom”, assegura o responsável da casa. Mas há sugestões do chef, como a feijoada de línguas de bacalhau e o sável com açorda de ovas.

07. Doc Cod
É um verdadeiro templo ao bacalhau (da Noruega) e ao costeletão de novilho maturado, ambos grelhados na brasa, à frente dos clientes. O Doc Cod vive destes dois protagonistas e o resultado prova-se em doses generosas para uma família, num espaço requintado, dentro e fora, com o Tejo como cenário.

08. Terra Incógnita
Ao leme de uma embarcação bem se pode chegar a Terra Incógnita. Assim se chama esta empresa (patrocinada pela BMW) que já leva 23 anos de experiência, sete dos quais neste porto de recreio. É uma escola de vela e ensina também a aprender as bases da navegação. Em paralelo, organiza passeios turísticos no Tejo. Quem visitar o espaço encontrará também uma cafetaria e balneários de apoio.

09. Clube de Padel
Debaixo de uma enorme pala de ferro branca, na ponte 25 de Abril, encontram-se os seis campos que o Clube de Padel tem em Alcântara. Os campos podem ser alugados para jogar esta modalidade de raquetes, a pares, e também há uma academia para qualquer nível de experiência e idade. Os embaixadores Raul e João estão sempre prontos para jogar com quem não tiver parceiro.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa: A comida de rua do Japão atracou nas Docas
Mais sushi, grelhados e menus de 10€ junto ao Tejo: o Izanagi voltou
O típico barbecue do Texas tem nova casa em Alcântara a preços acessíveis




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend