Do palácio até à vinha, cinco sugestões para animar o verão

A Quinta do Val Moreira, em Armamar, acolhe experiências de vindimas. (Fotografia: DR)
Em tempo de apanha da uva, duas propostas separadas por centenas de quilómetros. Em Vila do Conde, uma mostra evoca um dia histórico para a vida da Europa. Mais a sul, propõem-se visitas noturnas e muita magia democrática.

#1 – Uma noite com morcegos em Queluz

Os Jardins dos Palácio Nacional de Queluz, concebidos para o lazer e entretenimento da corte de D. Maria I, são também um espaço natural, que alberga várias espécies. Aqui, os morcegos encontram alimento e refúgio. Na noite de 23 de agosto, será possível observar e conhecer melhor mamíferos voadores de hábitos noturnos, durante um passeio que tem início às 19.30 horas. “À noite no jardim” integra-se na Noite Internacional dos Morcegos, iniciativa que pretende levar o mundo destes animais ao grande público, desfazendo mitos e sensibilizando para a importância da sua preservação. Os participantes serão desafiados a procurar os morcegos em sebes de buxo, árvores, estátuas e lagos, na companhia do biólogo Mário Carmo. Os bilhetes para a atividade, que dura duas horas, vendem-se no site da Parques de Sintra e os preços variam entre 10 e 12 euros.


#2 – Seis dias de magia de rua gratuita em Lisboa

Entre 20 e 25 de agosto, a magia vai andar pelas ruas da capital. Em 13 espaços serão apresentados 175 espetáculos. É a 12.ª edição do Lisboa Mágica – Street Magic World Festival, que este ano conta com a participação de 15 ilusionistas, de oito países, e de relevância internacional, especializados em magia de rua. O festival tem direção artística de Luís de Matos. Arco da Rua Augusta, Jardim Avelar Brotero, Jardim da Estrela, Jardim Fernando Pessa, Largo do Carmo, Largo do Chiado, Jardins do Museu de Lisboa, Palácio Baldaya, Parque Bensaúde, Parque Tejo, Parque Ribeirinho Oriente, Praça do Município e Praça Luís de Camões são os espaços onde a magia vai acontecer, a várias horas do dia. Todos são de entrada livre. Mais informações aqui.


#3 – Desembarque na Normandia em exposição

Na Casa Antero de Quental, em Vila do Conde, está em exposição, até 2 de novembro, “Dia D, batalha pela liberdade”, que assinala os 80 anos do desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia, em França, durante a Segunda Guerra Mundial. Este dia é considerado crucial para a posterior vitória contra as forças nazis. A mostra baseia-se no livro homónimo de José Manuel Saraiva, que explica o modo como foi montada a Operação Overlord. A organização é do Coletivo Normandia e do Município do Porto, com apoio da Livraria Lello. O Coletivo é composto pelo antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Barroso Soares; pelo escritor e jornalista José Manuel Saraiva; pelo designer Jorge Silva; pela historiadora Manuela Rêgo; e pelo empresário Adélio Gomes. O grupo promove eventos de divulgação histórica.

(Fotografia: DR)


#4 – Vila Galé promove vindimas em Armamar

Na região vinhateira do Douro, o Vila Galé vai disponibilizar experiências de vindimas de 26 de agosto a 4 de outubro, na Quinta do Val Moreira, em Armamar. É aqui que nascem os vinhos homónimos e onde se localiza o agroturismo Vila Galé Douro Vineyards. Passear pelas vinhas, participar na apanha das uvas e visitar a adega e a cave das barricas do Val Moreira com a presença de enólogo fazem parte do programa, que finaliza com uma prova de vinhos. O preço por adulto é de 40 euros. Inclui o material para vindimar e uma garrafa de Val Moreira Colheita. Por mais 35 euros por pessoa pode-se fazer um almoço com pratos regionais no restaurante Inevitável, do Vila Galé Douro Vineyards. Inscrições aqui.

(Fotografia: DR)


#5 – Dormir e vindimar na Herdade da Barrosinha

Até 15 de setembro, a Herdade da Barrosinha, a dois quilómetros de Alcácer do Sal, irá promover um programa de vindimas para os hóspedes do hotel e para grupos externos. Os hóspedes que ficam alojados no hotel, durante este período, vão poder ter acesso à experiência da vindima gratuitamente. O programa para grupos, limitados a 15 pessoas, é mais completo e será acompanhado pela enóloga residente da Herdade, Sara Carapinha. Tem um preço de 75 euros por pessoa e inclui a apanha da uva com lanche a meio da manhã, depósito das uvas na adega, acompanhamento do processo de vinificação (também com a enóloga), terminando com um almoço na Taberna da Barrosinha. Tel.: 265 619 140

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend