Publicidade Continue a leitura a seguir

Do minimalismo à natureza, três agendas para dar as boas-vindas a 2022

(Fotografia: Pexels/DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

# 1 – Para amantes dos animais e das artes

A nova agenda da associação Animais de rua apoia duas causas: o bem-estar animal e a cultura, que permitiu atenuar as dores do confinamento. O produto das vendas destina-se a apoiar a atividade daquela associação, que ajuda animais de rua em todo o país, fornecendo-lhes alimentação e cuidados de saúde, promovendo campanhas de esterilização, para impedir que se reproduzam, e procurando adotantes para os mais dóceis. Esta agenda solidária dá ainda acesso, através de códigos QR, a um festival virtual em que participam artistas como Valter Hugo Mãe, Diogo Infante ou Bordalo II. Paralelamente, foi lançado o calendário da parceira Quinta das Águias. A edição conjunta, disponível aqui, custa 15 euros; a agenda está à venda por 9,5 euros.

(Imagem: DR)

#2 – Para quem busca minimalismo e desenvolvimento pessoal

Rafaela Garcez, consultora de organização e essencialismo, e Rita Marques, comunicadora por detrás do projeto Planeta Escrito, juntaram-se para criar uma agenda de cariz minimalista que é vendida online, por 11 euros, e descarregada em formato PDF. “O comprador é que imprime como precisa e no papel que quiser”, explica Rafaela, que segue o método da especialista japonesa Marie Kondo, conhecida por destralhar com base na pergunta “traz alegria?”. Essa influência transparece na nova agenda, disponível nas versões horizontal ou vertical, para se adaptar a diferentes estilos de journaling e organização, e que pretende ser também “uma ferramenta de crescimento pessoal”. Ao longo das suas páginas (que podem ser afixadas numa parede ou anexadas a um caderno, por exemplo), há frases inspiradoras e convites para trabalhar diversas áreas da vida.

#3 – Para apaixonados pela natureza (e poliglotas)

Luísa Ferreira Nunes, professora e investigadora da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, é a autora da agenda ilustrada “Histórias da Natureza”, uma edição trilingue (em português, inglês e francês), de capa dura e toda impressa a cores, que tem o selo da RVJ Editores. “Nesta obra, executada em aguarela, pode passar o ano a acompanhar uma generalidade de espécies da fauna e da flora da Europa”, afirma Luísa Ferreira Nunes, que ilustra uma agenda pela 14.ª vez, com base nos seus estudos e “trabalho de campo de observação contínuo”. Custa 20 euros, podendo ser adquirida aqui ou junto da editora. A apresentação tem lugar no próximo sábado, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

(Imagem: DR)