Do maranho à tigelada, Proença-a-Nova prepara seis festivais gastronómicos

Do maranho à tigelada, Proença-a-Nova prepara seis festivais gastronómicos
Maranho e salada de almeirão são destaques no próximo festival de Proença-a-Nova.
Proença-a-Nova celebra o Ano Municipal dos Sabores Tradicionais em 2021, com seis festivais gastronómicos ao longo do próximo ano, e focados no maranho, sopas, peixe do rio, tigelada e outros petiscos da Beira Baixa.

Proença-a-Nova vai celebrar, ao longo de 2021, o Ano Municipal dos Sabores Tradicionais, uma iniciativa da autarquia que já se focou, noutros anos, em temáticas como as Florestas e as Plantas Aromáticas e Medicinais. Promover os produtos locais e as tradições na cozinha é o principal objetivo do projeto, que se estende a seis festivais gastronómicos.

O primeiro está planeado já para o arranque do ano novo, entre os dias 21 de janeiro e 16 de fevereiro, com o Festival do Maranho e da Salada de Almeirão. Vários restaurantes aderentes da zona vão reforçar as suas cartas com estes petiscos da Beira Baixa. O mesmo acontecerá depois com o Festival das Sopas e Condutos, entre 12 de março e 4 de abril; o Festival da Cereja, de 21 de maio a 13 de junho; o Festival do Peixe do Rio, entre 2 e 25 de julho; o Festival da Tigelada, de 6 a 29 de agosto; o Festival dos Sabores Caprinos e do Plangaio, entre 3 e 26 de setembro; e o Festival Gastronómico de Caça, que decorre de 29 de outubro a 21 de novembro.

A autarquia, que irá publicar uma Carta Gastronómica do Concelho de Proença-a-Nova, onde se resume a história dos sabores desta zona, explica ainda que, durante estes festivais, haverá animação específica e a possibilidade de ganhar prémios. “Para além de recuperar o receituário”, é objetivo da iniciativa “tornar cada vez mais a gastronomia, as tradições e os sabores um dos pontos essenciais da promoção turística do território, num trabalho a ser realizado de perto com os restaurantes que, em alguns casos, já os apresentam nas suas ementas”, lê-se no comunicado da Câmara Municipal.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend